Programas da SMS ofertam serviços de saúde para jogadores do Confiança

Saúde
10/11/2015 17h43

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Saúde do Homem e da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, promoveram, na tarde desta terça-feira, 10, uma grande ação de prevenção à saúde para os funcionários e jogadores da base Sub-17 da Associação Desportiva Confiança. Foram ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, vacinação contra a gripe Influenza, tétano e Hepatite C. A iniciativa faz parte do calendário do Novembro Azul, que durante todo mês realizará campanhas e ações para conscientizar o público masculino sobre a importância dos cuidados com a saúde.

Na ocasião, os Programas DST/Aids e Saúde da Mulher também estiveram participando das ações. Segundo o coordenador da USF Dona Jovem, Wellington Franca, a ação foi uma parceria com os programas da secretaria com a unidade de saúde para fazer ação de prevenção. “Além dos testes rápidos e das vacinas, nós fizemos a avaliação antropométrica (peso e altura) e também o enfermeiro da nossa unidade, Geison Valença, promoveu uma palestra falando sobre hipertensão, diabetes, drogas e violência. Para este mês de novembro, essa é uma ação essencial, pois estamos abrindo as atividades do Novembro Azul da Unidade de Saúde”, ressaltou.

Para o goleiro sub-17 do Confiança, José Vítor Rodrigues, foi muito importante participar dessa atividade voltada para a saúde. “Com a gente fazendo esses exames nós vamos saber se temos alguma doença, caso seja confirmado, nós faremos um tratamento, e se não for confirmado nenhuma doença, essa foi uma forma de se prevenir e de se cuidar. Participei de todas as ações que foram ofertadas e valeu a pena”, destacou.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Ana Carolina Miranda, diversas atividades serão realizadas durante todo o mês. “O novembro azul é uma forma de conscientizar os homens para os cuidados com a saúde como um todo, não só alertando sobre o câncer de próstata, mas também outras doenças que são comuns ao público masculino. Nosso foco este mês é buscar parcerias com empresas e órgãos que tenham uma grande quantidade de homens, para alcançar o máximo possível desse público”, afirmou.

“O homem, muitas vezes, tem aquela cultura de não se cuidar, se acha um super-homem, não gosta de ir ao médico, e é essencial essas ações para eles quebrarem essa cultura. O mês de novembro é essencial para fazer ações e campanha de conscientização, sobre todos os temas que envolvem a saúde do homem. Está na história do Confiança fazer essas ações sociais e de prevenção à saúde. Para a gente, é gratificante abrir esse espaço e participar dessa campanha”, disse o assessor do Confiança, Bruno Albuquerque.

De acordo com treinador do sub-17, Nadélio Rocha, toda ação que envolve saúde é essencial para os jogadores. “Eles são jovens, a maioria entre 15 e 17 anos, e estão numa fase que precisa se conscientizar sobre os cuidados com a saúde. Principalmente com relação às doenças sexualmente transmissíveis que é tão comum entre os jovens. Está de parabéns quem tomou a iniciativa de promover essas ações”, finalizou o técnico.