Professoras da rede municipal recebem premiação do MEC

Educação
11/11/2015 17h35

Entre os 14 finalistas do Estado de Sergipe dos Prêmios Gestão Escolar 2015-2016 e Professores do Brasil 2015 - uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) - a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) conquistou, nesta quarta-feira, 11, o primeiro lugar na Categoria Creche. A solenidade de premiação aconteceu no auditório do Teatro Lourival Baptista.

A premiada foi a professora Katia Siene Santos Dias, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Fernando Guedes, localizada no Bairro América. A rede municipal de Ensino de Aracaju concorreu também e foi finalista na Categoria Gestão Escolar com a professora Auridete Santana Nascimento Carvalho, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bebé Tiúba, que fica no Bairro Luzia.

Coordenador geral do Núcleo de Formação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Jorge Costa Cruz Júnior, informou que a premiação é uma iniciativa do MEC em parceria com Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais da Educação) e Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e tem por objetivo divulgar as prática exitosas em gestão escolar e projetos pedagógicos inovadores que os professores desenvolvem em sala de aula.

Ele destacou que a premiação teve seis categorias que compreendeu, desde as creches ao ensino médio. Além de Aracaju, foram finalistas também outros seis municípios: Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora das Dores, Poço Verde, Ribeiróppolis, Santa Luzia do Itanhy e Umbaúba.

Katia Siene disse que recebeu a premiação com muita alegria, principalmente porque a conquista não era só dela, mas de um trabalho em conjunto, equipe formada pelos colegas de trabalho que a incentivou e toda a escola em que trabalha, bem como, a Semed que oferece todas as condições. "Isso é fruto de uma ideia que tive e que deu sentido ao que colocamos em prática na escola", afirmou.

Já Auridete Santana relatou que o projeto que preparou para concorrer à premiação foi voltado para a valorização da escola pública de qualidade e para a melhoria do ensino e da aprendizagem no incentivo aos professores. "Elaborei o projeto em cima do plano de ação desde que comecei a ser gestora em 2014, pois fazemos um trabalho diferenciado que já foi reconhecido pela Semed e agora nesta premiação", avaliou.