Centro Cultural é fonte de inspiração para aulas e debates

Funcaju
12/11/2015 16h34
Início > Notícias > Centro Cultural é fonte de inspiração para aulas e debates

O Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) atrai diariamente turistas, apaixonados pela cultura sergipana, visitantes e curiosos, que encontram no espaço não somente uma fonte de inspiração, mas também um meio de aprender um pouco mais sobre a história de Aracaju. Equipado com ambientes que falam e transborda a todo o instante a história da capital, o Centro Cultural tem sido constantemente palco para aulas, debates e jornadas.

Na Biblioteca Mário Cabral os visitantes encontram informações sobre a cultura sergipana e também explicações sobre a trajetória da capital. A coordenadora da Biblioteca, Verônica Cardoso, explica que o prédio tem atraído desde a sua inauguração pessoas que tem a curiosidade de conhecer como ficou a antiga Alfândega após a restauração, porém mais que isso, querem conhecer de fato a história da capital.

“Quem chega aqui não se contenta só com a beleza da arquitetura do prédio, quer saber também sobre a história de Aracaju, como foi fundada e o que tinha naquela época”, completou a coordenadora, que na tarde de ontem, 11, recebeu cerca de 30 alunos do ensino médio da EMEF Santa Rita de Cássia, para um bate papo sobre a visita de D. Pedro II à Aracaju.

Entre risos e alguns gestos de espanto, era possível visualizar no olhar dos jovens a curiosidade em saber como um povoado se transformou em uma bela cidade. A pedido da escola, a coordenadora preparou um material explicativo, uma espécie de resumo sobre a vasta história. Apesar do foco ser a vinda do Imperador, foi contado também sobre a origem e a mudança da capital.

“Nós buscamos resgatar a importância em conhecer a história da capital, enaltecendo alguns pontos e locais importantes a exemplo da Ponte do Imperador, e do próprio prédio que estamos, que foi palco para um baile com o Imperador”, completou.

Responsável pela turma, o professor de história Marcelo Santos, disse que o principal foco da visita ao Centro Cultural, foi somar o conhecimento teórico aplicado em sala de aula, com a prática. “Nós finalizamos os estudos em sala de aula sobre o I Império, o período regencial e agora iniciaremos as pesquisas sobre Dom Pedro II”, falou o professor, que acredita que as aulas ministradas desse modo facilitam a compressão dos alunos.

“É necessário integrar, para que o aluno perceba que aquilo que ele lê nos livros não está distante. Não tem como estudarmos a história do Brasil, sem saber a história de Sergipe e muito menos a origem de Aracaju”, finalizou.

Mas, a atividade não foi limitada apenas aos alunos, apaixonados pela cultura local como o guia de turismo, Marlos Silva, também participaram da atividade. “Desde que o prédio foi inaugurado eu me tornei um visitante assíduo. Admiro não só a arquitetura, as telas e exposições que estão aqui, mas esse local, além de exercer em mim um fascínio inexplicável, é uma grande fonte de saber”, ressaltou.

O Centro Cultural de Aracaju, ampliou seu horário de funcionamento desde o início de outubro, passando a funcionar de terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. Para mais informações o interessado deverá entrar em contato através do número 3124-5387.