A Unidade de Saúde da Família (USF) Adel Nunes, no bairro América, promoveu uma grande mobilização para marcar as ações do Novembro Azul, mês dedicado à atenção à saúde masculina. A ação reuniu cerca de 70 homens que participaram de palestras sobre orientação em saúde e tiveram acompanhamento nutricional, avaliação antropométrica e puderam também aferir a pressão arterial, medir o índice glicêmico e fazer testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
Quem conduziu a palestra foi o enfermeiro Mourísio Ribeiro, enfatizando os cuidados com as doenças que são mais comuns entre os homens, como câncer de próstata e infarto. “Colocamos a importância do homem comparecer à unidade de saúde. A cada 10 pessoas que eu atendo, apenas duas são homens, então, é preciso sensibilizar este público e destacar que os serviços de saúde estão à disposição e é extremamente importante fazer uso dele para prevenir as doenças e não apenas tratá-las”, ressaltou.
O vigilante Evandro Gomes contou que foi convidado pela agente de saúde e não se arrependeu de ter comparecido. “Eu tenho uma rotina de trabalho bem ativa e isso me impossibilita muitas vezes de cuidar da saúde, então, quando tenho um tempinho, não deixo de comparecer. Quero viver bastante e, para isso, preciso me cuidar”, enfatizou.
Já o operador de máquinas, Rênio Barbosa, confessou que não costuma ir na unidade de saúde por descuido. “Agora pretendo frequentar mais. Tenho apenas 26 anos de idade e quero começar a ter atenção com minha saúde para garantir que no futuro eu esteja bem”, destacou.
O evento contou com o apoio de estudantes do curso de Nutrição da Faculdade Estácio/FASE. O grupo ficou responsável por fazer orientações nutricionais e avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), sob a supervisão da preceptora Jamile Costa.