Caminhada Ecológica Jabotiana Saudável chega à 14ª edição

Saúde
13/11/2015 13h21
Início > Notícias > Caminhada Ecológica Jabotiana Saudável chega à 14ª edição

As ruas do bairro Jabotiana foram tomadas na manhã desta sexta-feira, 13, por centenas de pessoas envolvidas na 14ª edição da Caminhada Ecológica Jabotiana Saudável, promovida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira. O evento mobilizou toda a comunidade e reuniu cerca de 800 moradores do bairro, entre eles estudantes de várias escolas da comunidade, que seguiram pelas ruas e avenidas dos conjuntos Santa Lúcia e Sol Nascente com música, animação e exibição de cartazes de estímulo às práticas saudáveis e aos cuidados necessários para a preservação da natureza. Este ano, o projeto foi premiado na IV Mostra "Sua experiência em Destaque", do Ministério da Saúde (MS), por se apresentar como uma inovação na prática da atenção básica.

Para a enfermeira da unidade e uma das fundadoras do movimento, Irene Alves de Deus, este evento reforça o compromisso da unidade mudar a realidade do local onde está inserida. “Trabalhar a atenção básica buscando a preservação ambiental é nossa meta, e ter esse trabalho valorizado pela população e pelo Mistério da Saúde é motivo de alegria para nós. Este evento já faz parte do nosso calendário e marca nossas intervenções na comunidade. Hoje é o dia estadual do Rio Poxim, rio que corta nosso bairro e é responsável por 75% do abastecimento em nossa capital. Preservar esse rio e preservar esse mangue faz parte da saúde coletiva, é isso que estamos mostrando”, ressaltou.

Segundo a assistente social da unidade, que também é uma das fundadoras do movimento, Neire Costa, a grande adesão é sinal de que o projeto segue no caminho certo. “Cada vez mais aumenta a participação popular , saúde é isso, envolver todo mundo para cuidar e viver em equilíbrio com o meio ambiente. Nossa comunidade participa com atitudes simples e práticas, não jogando lixo, participando da coleta seletiva, e essa mobilização social em torno de uma causa que é a grande bandeira do mundo, é para sensibilizar o povo que é necessário pensar global e agir localmente”, pontuou.

A coordenadora pedagógica, Janaína Oliveira Couto, levou os alunos para a rua e ressaltou a importância da participação deles no movimento. “É muito importante envolver a garotada neste evento. Os alunos são os mais interessados em um mundo saudável. As boas práticas de hoje irão garantir um futuro melhor para eles”, enfatizou.

Para a dona de casa Telma Maria Damásio, estar na região atendida pela USF Manoel de Souza Pereira é motivo de orgulho. “Essa já é a terceira edição que participo. É uma oportunidade maravilhosa que tenho de socializar com os colegas do meu bairro e chamar a atenção deles para esta causa tão importante. Tenho orgulho de fazer parte dessa unidade que é pioneira nesta ação”, destacou.

A aposentada, Maria de Lourdes Morais, apesar dos 89 anos de idade não deixa de participar de nenhuma das edições da caminhada. “Enquanto eu tiver vida e com saúde estarei aqui, este é um movimento necessário, e me enche de alegria ver o envolvimento de todos nessa causa tão nobre, seja velho ou novo, todos precisamos nos preocupar com o meio ambiente”, falou com muita alegria.

O Projeto é uma realização da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, no Sol Nascente, que visa despertar na população o estímulo de práticas saudáveis e também despertar a consciência ambiental dos moradores do bairro Jabotiana que é considerada uma das localidades mais verdes de Aracaju. O bairro possui praças e canteiros bem arborizados, além de diversidade natural com presença de manguezais, colinas verdes, trechos de Mata Atlântica, sítios de coqueiros e mangueiras, além de lagoas, brejos, afluentes de rios, como Poxim e Pitanga.