Secretária da Educação preside reunião da Undime-Sergipe

Educação
13/11/2015 15h37

Abordando questões fundamentais para a educação pública de base, como o desafio da universalização da oferta da educação, a secretária Municipal da Educação de Aracaju, professora Marcia Valéria Lira Santana, presidiu na manhã desta sexta-feira, 13, a segunda reunião da Undime-Sergipe (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação), da qual ela também é presidente. O evento aconteceu no Auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo a Escola de Ensino Fundamental Presidente Vargas.

Marcia Valéria disse que o encontro foi uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) visando discutir temas de alta relevância para a educação nos municípios, como por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular, o Piso Salarial dos Profissionais do Magistério, o Sistema Nacional de Educação e os Conselhos de Educação.

"A partir destes e outros temas, ao longo da realização do encontro, eles servirão como subsídios para os secretários municipais de Educação das várias cidades do Estado que aqui estão presentes, que poderão também discutir suas expectativas e dificuldades, inclusive, as oportunidades de avançarem em algum ponto", salientou a secretária.

Marcia Valéria disse que estava emocionada em ver a presença e participação de todos os dirigentes municipais de Sergipe no evento, visto que a Undime-Sergipe visa fortalecer os associados, criando uma energia positiva e união entre os secretários municipais de educação. Ela agradeceu também, a parceria com Joy Street no evento que ofereceu todo o material e que no final do encontro iria sortear um tablet.

O coordenador de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios (Cogedam) e da SEED, Welton Santos Gomes, disse que os temas discutidos no encontro da Undime-Sergipe são metas presentes no Plano Nacional de Educação (PNE), que é um documento para os próximos dez anos. "Este documento norteia as orientações gerais dos pontos aqui discutidos", enfatizou.

Avaliação

A secretária Municipal da Educação de Propriá, Maria Aragão, disse que o encontro da Undime-Sergipe só tinha a acrescentar, pois contribui de forma decisiva para orientar os gestores em questões difíceis. "Nos dá subsídios e nos esclarece em temas discutidos e que nos interessa. É o caso do piso e da valorização dos professores do ensino básico", revelou.

Já a secretária Municipal da Educação de Pinhão, Lindaura da Costa, disse que os temas abordados serviria de subsídios para ela com sua equipe, avaliar como resolver alguns problemas. "Aqui é um encontro dirigido por pessoas qualificadas, como a secretária Marcia Valéria, que poderão nos orientar em assuntos dificilimos. Temos dúvidas, elas serão saneadas", avaliou.

Programação

O evento foi aberto com a palestra do professor Mário Jorge de Oliveira Silva, secretário Municipal de Educação de São Cristóvão. Em seguida, o professor Humberto Gonzaga Lima, vice-presidente Nacional da Uncme, abordou o tema Custo Aluno - Qualidade Inicial, Fundeb e Plano de Carreira. Por sua vez, a BNCC, Piso Salarial dos Profissionais do Magistério, Sistema Nacional de Educação e Conselhos de Educação foi assunto tratado pela professora Simone Paixão Rodrigues, do Núcleo de Gestão da SEED.

O encontro foi encerrado com mais dois temas: O Direito à Educação Obrigatória na Legislação: O Papel do Estado ao Longo de Nossa História Educacional, tratado em uma roda de conversas, e O Desafio da Universalização da Oferta da Educação de 04 a 17 anos de Idade, abordado pelos secretários Municipais de Educação de Itabaianinha, Rosário do Catete e Cedro de São João.