Durante o sábado, 14, e o domingo, 15, os Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) atenderam um total de 1.600 pessoas, nas especialidades clínica médica, cirúrgica, pediátrica, ortopédica e odontológica. Os casos de pequena e média complexidade são acolhidos nestas duas unidades, que já são referências médicas para os aracajuanos e também para quem reside na grande Aracaju.
No Hospital Municipal Fernando Franco, a movimentação foi intensa e os relatórios pontuaram 665 casos, sendo 511 clínicos, 52 cirúrgicos e 102 atendimentos a pacientes infantis. Segundo a gerente interina do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral, o fluxo foi dentro do esperado. “Há muitos meses já estabilizamos as escalas e a medicação ofertada nos hospitais municipais, o que nos dá tranquilidade para realizarmos um trabalho de qualidade. Os pacientes já visualizam nosso empenho e sabem distinguir que os hospitais municipais são para casos mais graves, deixando para procurar nossos serviços em momentos de grande necessidade”, disse.
Já no Hospital Municipal Nestor Piva, foram atendidas, durante o sábado e domingo, 935 pessoas, sendo que 56 delas buscaram atendimento ortopédico, 102 cirúrgico e 8 odontológico. Mas, a grande maioria, 769 usuários, foi em busca de atendimento clínico. “Estamos passando por um grande processo de mudança, principalmente na parte de informática, e isso refletirá numa maior agilidade na hora de realizar o acolhimento dos pacientes. Os Hospitais Municipais vêm adquirindo um respaldo muito bom perante a avaliação dos pacientes e queremos manter o nível de nossos atendimentos sempre altos”, frisou a coordenadora geral do Nestor Piva, Ana Cristina Carvalho de Melo.