Programa Saúde do Homem participa de intervenção no MPE

Saúde
16/11/2015 14h27
Início > Noticias > 67133

As ações do Novembro Azul, mês dedicado a saúde do homem, continuam. Na manhã desta segunda-feira, 16, a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem, Ana Carolina Miranda, realizou uma palestra no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), em um espaço de encontro periódicos para os servidores, enfatizando a importância do público se dedicar ao cuidado com a saúde.

Para Ana Carolina, este envolvimento de diversos órgãos públicos e mais variados setores da sociedade é extremamente importante para promover uma sensibilização generalizada. “Somente com este envolvimento, conseguiremos alcançar o maior número de pessoas e alertá-las sobre o quão importante é cuidar do corpo. Falar sobre saúde do homem é estender o tema para homens e mulheres para que colaborem conosco nesse processo de orientação. No encontro de hoje, tivemos um público majoritariamente masculino que, de fato, é o grupo alvo, e eles saíram daqui com todas as orientações sobre as doenças mais comuns nos homens, e agora serão multiplicadores dessas informações, disseminando nas conversas com os colegas”, enfatizou.

Ainda segundo Ana Carolina, o MPE tem feito um brilhante trabalho voltado às ações do Novembro Azul, atuando como parceiro da Secretaria Municipal da Saúde. “As atividades vão desde esses encontros de sensibilização com os servidores, distribuição de laços azuis, e a colocação de iluminação azul na fachada do prédio”, pontuou.

Para o motorista Adriano Tavares, a palestra funcionou como um alerta. “Fiquei surpreso com os indicadores que foram mostrados. Realmente é muito grande o número de mortes masculinas por conta de doenças do coração e eu agora pretendo me cuidar mais. Espero contribuir para que esses números possam cair”, ressaltou.

Lissandro Patrício, técnico em informática, confessou que faz parte da estatística dos homens que só buscam o serviço médico quando a situação já está insustentável, mas que, diante das informações apresentadas, pretende mudar de atitude. “Se o objetivo da palestra era nos sensibilizar, então ele foi alcançado, quero viver bastante. Para isso preciso me cuidar e assim vou fazer”, destacou.

Este encontro de hoje faz parte de um projeto interno do MPE dirigido pela Coordenação de Evolução Humana Ética Fraternidade e Espiritualidade. A responsável pelo setor, Tatiane Aguiar, destacou que o espaço é reservado como uma oportunidade de deixar os servidores informados sobre tudo que é importante no cenário atual, envolvendo todas as áreas, desde a emocional até a profissional.