Canal do Santa Maria se transforma com obra de dragagem

Infraestrutura
17/11/2015 09h06

Os moradores dos bairros 17 de Março e Santa Maria estão presenciando as melhorias reais acontecerem na região, com diversas obras já entregues e outras em andamentos fruto de um conjunto de obras e investimentos nestes pouco menos de 36 meses de administração do prefeito João Alves Filho. Demonstrando preocupação com os históricos problemas de saneamento em que sempre viveram as pessoas que moram na região e, sobretudo, a falta de visão social de gestões passadas, o atual Governo Municipal trabalha com um montante de mais de R$ 80 milhões em várias obras.

Umas das obras que beneficiará, não apenas o 17 de Março e Santa Maria, mas também a Zona de Expansão, é a dragagem do Canal do Santa Maria, que segue bastante adiantada e, a cada dia, avança em um novo trecho. Com um projeto elaborado com o objetivo de resolver os problemas de drenagem, os investimentos urbanizarão de um trecho de mais de 4 mil metros e com amplitude que inclui uma base de 20 metros por 40 metros de largura, mais de 20 metros de pavimento, profundidade uniforme e um talude para garantir a estabilidade dos terrenos às margens.

Orçada em mais de R$ 15,7 milhões conveniados entre a PMA e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social do Desenvolvimento de Aracaju (Procidades), a obra significa um dos maiores avanços na ampliação da macro drenagem da capital. Atualmente, cerca de 30 homens, entre engenheiros, técnicos e operários, seis escavadeiras, cinco tratores e 16 caçambas caminhões, trabalham dando celeridade e podendo antecipar a data de conclusão.

O secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, explicou o andamento e a complexidade da obra. "Não se faz uma obra de engenharia sem realizar estudos de toda a região a fim de não causar impactos que, no futuro, possam provocar problemas maiores dos que haviam. É o caso desta obra, pois não se tem a idéia da importância do que significará para equacionar ou, pelo menos, minimizar expressivamente os problemas de enchentes de toda a área. Quanto ao andamento, acreditamos que o ritmo está satisfatório, esperando tão somente não haver percalços que travem o bom andamento", destacou Luiz Durval.