Novembro Azul é celebrado na USF Dona Jovem durante esta quarta-feira

Saúde
18/11/2015 13h27
Início > Notícias > Novembro Azul é celebrado na USF Dona Jovem durante esta quarta-feira

A manhã desta quarta-feira, 18, começou bastante movimentada na Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, no bairro Industrial. Como parte das ações do Novembro Azul, mês dedicado a saúde do homem, durante todos os dias estão sendo ofertados  vários serviços, como testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de vacinação e antropometria (verificação do Índice de Massa Corporal).

Segundo Wellington Franca, esta iniciativa se estenderá durante todo o dia por conta do grande número de pescadores que moram no bairro. “Muitos deles saem para pescar durante a madrugada e estão de volta no período da tarde, então estendemos o atendimento para que nossa comunidade, de forma geral, possa participar das atividades. Além da Associação de Pescadores, estão participando conosco o “terço dos homens”,  da paróquia São Pedro Pescador”, destacou.

A abertura das atividades contou com a participação do coral da Associação de Apoio aos Adultos com Câncer do Estado de Sergipe, formado por pacientes em tratamento. Para Ana Carolina Miranda, coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem, um momento de integração ímpar, entre unidade de saúde e comunidade. “Estou muito feliz com este verdadeiro movimento que a campanha Novembro Azul tem gerado nas USFs, e hoje, a Dona Jovem deu um verdadeiro exemplo de como deixar o ambiente atrativo para o público masculino. O coral trouxe muita alegria e envolveu a todos que aguardavam pelos atendimentos”, pontuou.

O mecânico têxtil, Valmir Silva, contou que ao chegar na unidade ficou surpreso com o movimento. “Vim receber uma consulta médica, e já que estão sendo oferecidos estes serviços, resolvi participar. Embora eu seja um homem que costuma cuidar da saúde, acabei de fazer o teste rápido para garantir que está tudo bem”, afirmou.

Já o aposentado Manoel Vieira, destacou que ontem, ao visitar a unidade, foi convidado para participar das ações de hoje. “Não costumo frequentar o serviço de saúde com regularidade, então ao ser convidado resolvi participar para saber se estou saudável mesmo, e graças a Deus está tudo certo”, enfatizou.