Assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade é prioridade para a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). Por isso, o órgão promoveu o concurso ‘Vovó Gatinha’, na manhã desta quinta-feira, 19, em um clube da capital sergipana. O evento contou com a participação de mais de 100 idosos dos bairros Industrial, Coqueiral, Porto D’Antas e Alto da Jaqueira.
Criado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Porto D’Antas, o evento acontece há oito anos com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Porto D’Antas e, a partir de 2015, passou a reunir os grupos dos CRAS que compõem o 4º Distrito de Aracaju.
“Esse concurso sempre foi muito esperado pelo grupo de idosos do Porto D’antas, então tivemos a ideia de ampliar esse concurso e nos reunirmos com os demais grupos dos CRAS Pedro Averan, Risoleta Neves e Coqueiral. Eles adoram isso e é muito importante porque o ‘Vovó Gatinha’ eleva a autoestima de todas as idosas”, ressalta a coordenadora do CRAS Porto D’Antas, Maria Elze Alves de Sá.
O concurso reuniu cerca de 20 candidatas que desfilaram no clube e fizeram apresentações artísticas para um grupo de jurados. A ganhadora recebeu vários brindes, como kit de cuidados pessoais, limpeza de pele, óculos esportivo e massagem.
“Esse evento está maravilhoso, tem até banda. É muito bom curtir assim. E eu fui uma das candidatas, não ganhei, mas gostei muito, pois minha amiga do Bairro Industrial ganhou o título de vovó gatinha. Já valeu para mim porque no desfile eu coloquei tudo que eu tinha para fora. Sempre quis desfilar assim para as pessoas. Eu adorei”, comentou a dona de casa, Maria José dos Anjos da Silva.
Prestigiaram o concurso ‘Vovó Gatinha’ a secretária municipal da família e da assistência social, Maria do Carmo Alves; a coordenadora de Proteção Social Básica da Semfas, Meilane Costa; a coordenadora do Risoleta Neves, Luciana Cruz; a coordenadora do Coqueiral, Audiléia Lemos; o coordenador do CRAS Pedro Averan, Kawston Nunes; e as equipes técnicas e administrativa das unidades participantes.