Turma de Musicalização Infantil encerra semestre com apresentação

Funcaju
20/11/2015 12h56
Início > Notícias > Turma de Musicalização Infantil encerra semestre com apresentação

Emoção. A expressão reflete o sentimento de pais, professores e convidados que tiveram o privilégio de assistir a apresentação de 30 crianças que frequentam o curso de musicalização infantil da Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju. A apresentação aconteceu na tarde de ontem, 19, no teatro João Costa,  Centro Cultural de Aracaju. E, ao entardecer, o público se deleitou com mais apresentações em frente ao Centro, na Praça General Valadão, com show de MPB do cantor Fernando Crateus e a Filarmônica de Laranjeiras.

Muita expectativa, comentários e burburinhos. Afinal, estava chegando o grande momento para 30 crianças que estudam musicalização infantil na Valdice Teles. O curso acontece semestralmente e é ministrado pelos professores Emanoel Cabral e Maria das Graças, a tia Gal, que provocaram uma revolução no aprendizado da criançada, que têm entre 6 e 13 anos. O novo método de ensino proporcionou a garotada uma maior integração entre eles e, sobremaneira, no seio da família e sociedade.

A contagem regressiva para a apresentação foi marcada com uma aula pública. O professor Emanoel expôs aos pais e convidados o método que vem sendo aplicado no curso, o Kodály. O desenvolvimento desse método leva a criança a desenvolver a coordenação motora, desperta a afinação, impostação, respiração, ou seja o controle sobre o aparelho fonoaudiológico. O mais importante de tudo isso é que a criançada aprende brincando e de maneira muito divertida.

Numa demonstração de que é preciso jeito, técnica e aptidão para lidar com crianças, o professor Emanoel aplicou algumas dinâmicas, envolvendo os alunos. E, o interessante com o público, levando-o a cantarolar. Risos e descontração marcaram a plateia que não deixou de aplaudir o desempenho do profissional e, sobretudo, das crianças.

Chegado o grande momento, os alunos se postaram ao palco. E, para surpresa do público, os pequenos cantaram a música "Meu Papagaio”, sendo acompanhados na flauta doce pela professora Gal e no violão Emanoel. Na sequência, “as estrelas” do momento mostraram que estão afinados no instrumento de sopro: a flauta doce. O público aplaudiu ao som de Asa Branca.

Ainda, o público assistiu a apresentação das meninas que frequentam o curso de baby class. No palco, as garotas dançaram um trecho da peça “Fada Açucarada”, de Tchaikovsky. A presidente da Funcaju, professora Aglaé Fontes, prestigiou o evento. Emocionada, relatou que o resultado do curso foi surpreendente. “Estava ansiosa para ver a apresentação. Esse curso gerou para nós muitas expectativas porque queríamos um diferencial e, conseguimos alcançar os nossos objetivos”, declarou.

A professora lembrou que quando estudou música, ainda criança, as aulas eram cansativas e, sobretudo, chatas. “O nosso desejo era que as aulas de musicalização infantil fossem divertidas, alegres e que se tornassem canais de percepções, com atividades lúdicas que causassem prazer a criança”, esclareceu.

Na oportunidade, Aglaé pediu aos pais que continuassem dando apoio aos filhos diante dos resultados obtidos. Também parabenizou os professores pelo desempenho junto aos seus alunos.

Comemoração

E, para comemorar o dia do músico, que será no próximo dia 22, o ciclo artístico da tarde foi fechado com show musical de Fernando Crateús, que cantou músicas da MPB e apresentação da Filarmônica de Laranjeiras, fazendo parte do projeto Tem Banda na Praça. A orquestra chamou a atenção do público pela variedade no repertório, abrindo a apresentação com “Dobrado”, de autoria do sergipano J Machado.

O concerto também esteve voltado para o popular, com canções de Luiz Gonzaga, Michael Jackson e outros ritmos como o samba. A Filarmônica é regida pelos maestros Álvaro Araújo e Jorge Araújo.