CRAS: Semfas dá mais um passo para construção de Protocolo de Gestão

Assistência Social e Cidadania
20/11/2015 13h32

Buscando dar mais um passo para a melhoria dos serviços ofertados nos quinze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Aracaju, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), por meio de sua coordenadoria de Proteção Social Básica, promoveu uma reunião com os coordenadores, técnicos e educadores sociais das unidades socioassistenciais com foco na construção do Protocolo de Gestão e no reordenamento dos serviços. O evento aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo Aloísio Campos, na manhã desta sexta-feira, 20.

Segundo a assistente social Michele Marry, técnica da diretoria de planejamento da Semfas, essa é a penúltima reunião de uma série que ocorreu, mensalmente, durante todo o ano de 2015, que tem como foco o reordenamento e o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, carro-chefe das ações executadas pelos técnicos nos CRAS.

"A reunião de hoje foi pra trabalhar a metodologia para estabelecer o como fazer do PAIF, tendo em vista a melhoria dos indicadores de acompanhamento das famílias. Durante essas reuniões, contamos com a participação de técnicos, educadores sociais e coordenadores a fim de detalhar a rotina do fazer profissional”, destaca Marry.

Em dezembro, ocorrerá a última reunião do reordenamento. Para os técnicos, a metodologia possibilitará um melhor acompanhamento das famílias que são atendidas nos Centros de Referência. “Eu considero que após essas reuniões mensais o nosso serviço melhorou, principalmente os do PAIF. E, agora, ficará ainda melhor porque com essa metodologia os dados em relação aos acompanhamentos serão claros”, afirma a técnica de referência do CRAS Madre Tereza de Calcutá, Aline Fraga.  

O Protocolo de Gestão trará diretrizes básicas para a condução do trabalho de apoio socioassistencial às famílias acompanhadas pelas unidades da rede de Proteção Social Básica. A partir de uma construção conjunta, o reordenamento dos serviços possibilitará o aperfeiçoamento do acompanhamento familiar e, consequentemente, a melhoria do atendimento na ponta, oportunizando um melhor acesso dos usuários nas proximidades de sua residência.