Obra no canal do Santa Maria chega a 50% e segue adiantada

Infraestrutura
01/12/2015 12h47

A região dos bairros 17 de Março e Santa Maria é um dos locais da capital em que mais se tem investido nos últimos três anos em obras que transformam significativamente a vida das pessoas e urbanizam áreas onde antes só havia problemas estruturantes. O atual Governo Municipal trabalha com um montante de mais de R$ 80 milhões em várias obras e resolvendo demandas históricas e relativizadas por gestões anteriores.

Umas das obras que transformará não apenas os dois bairros, como também contemplará a Zona de Expansão é a dragagem do canal do Santa Maria e que significa um dos maiores avanços na ampliação da macro drenagem da capital. Com cerca de 4,5 km, com 40 metros de largura por 14 m de profundidade, a dragagem aumentará a capacidade de vazão das águas pluviais e evitará transtornos com enchentes em períodos chuvosos.

Orçada em de mais de R$ 15,7 milhões conveniados entre a PMA e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social do Desenvolvimento de Aracaju (Procidades).

Com aproximadamente 50% já executada, a obra segue a todo vapor e já chega no trecho próximo à avenida Alexandre Alcino. Utilizando 24 caçambas, seis escavadeiras, seis tratores, duas pás escavadeiras, três caminhões pipas, dois rolos compacto e um contingente de mais de 60 profissionais, a dragagem começa a transformar a paisagem da região.

Na manhã desta terça-feira , 1, as máquinas trabalharam retirando a lama restante no base do canal e carregadas por caçambas, para em seguida depositadas em local apropriado e para não causar problemas à população e para o meio ambiente.  

O engenheiro civil Felipe Gomide, um dos responsáveis pela obra, conta como ficará após o término. "Temos realizado um trabalho tecnicamente planejado e ambientalmente sustentável. Com a dragagem, o canal passará a absorver a água das chuvas. Pretendemos colocar uma proteção ambiental nas margens através de gramas, o que vai melhorar ainda mais o paisagismo", explica Felipe Gomide.