Portal Literário encerra as atividades de 2015

Funcaju
01/12/2015 16h38
Início > Notícias > Portal Literário encerra as atividades de 2015

A Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, promoveu na manhã de hoje, 1º, o último Portal Literário deste ano. As rodas de debates sobre literatura, que acontecem sempre na primeira terça-feira de cada mês, teve o encerramento realizado de uma forma diferente.

A proposta foi fazer uma confraternização poética, não tendo um autor em destaque como era realizado mensalmente, mas permitindo que cada participante apresentasse um poema do seu autor preferido, poemas que marcou a sua vida ou de própria autoria.

Proporcionando uma roda diferenciada e rica em diversidade poética, os apaixonados pela escrita literária puderam fazer uma troca de poemas tendo assim a oportunidade de conhecer e debater dezenas de autores em uma só manhã.  Maruze Reis, coordenadora do projeto, explica que o Portal tem como intuito formar leitores e estimular também a própria produção.

 “Passamos o ano conhecendo novos autores, trocando ideias e ampliando esse universo literário que é tão vasto. Temos como objetivo principal a cada encontro formar multiplicadores de leitura e fazer com que as pessoas saibam levar com prazer a literatura para onde for. Acredito que conseguimos avançar muito nesses quesitos esse ano de 2015”, disse.

Há cerca de dois anos sendo desenvolvido na unidade, o Portal Literário é um projeto que tem um público cativo. No início os trabalhos o grupo que não ultrapassava 10 pessoas ganhou novos adeptos, que atualmente enchem o auditório. Além dos frequentadores fiéis, a cada nova edição o Portal Literário ganha um novo integrante, a exemplo da educadora Cris Souza, que encontrou no projeto a oportunidade de agregar conhecimento.

“Essa é a primeira vez que eu participo e gostei muito, não só por ampliar meus conhecimentos, mas por me estimular a ler e a produzir. Saio daqui hoje com milhares de ideias e com a certeza de que de agora em diante não perco mais nenhuma edição”, garantiu.

Hortência Barreto, artista plástica, mostra seu encantamento em participar das rodas. “Estudar poesia em qualquer situação e em qualquer época é muito sublime, é a palavra que resume todos os sentimentos. A poesia transcende! Eu participo desde o início do grupo, hoje eu vou apresentar um poema da minha autora é muito gratificante, falou”.

O Portal Literário, faz uma pausa agora em dezembro e volta a partir de março do ano que vem, trazendo como novidade uma “Oficina de Poesias”.