Após o sucesso da etapa nacional do Beach Games, foi aberta ontem, 01, a etapa internacional com a participação de 27 delegações dos sete países participantes. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, prestigiou a solenidade de abertura ao lado do vice-prefeito José Carlos Machado, na arena montada na praia da Atalaia especialmente para o evento que é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com o apoio da Prefeitura de Aracaju. As seleções do Uruguai e da Argentina disputaram a partida de futebol de areia na abertura que terminou com a vitória uruguaia com três gols contra um da seleção Argentina.
Aproximadamente duzentos atletas participam da etapa internacional do Beach Games que vai até o dia 05 de dezembro, com entrada gratuita. De acordo com o prefeito da capital sergipana, com a realização do torneio em Aracaju o turismo local será fomentado trazendo benefícios ao comércio de uma forma geral. “Desde que comecei na vida pública, há 40 anos, já incentivávamos o esporte. Temos que estimular os jovens a prática esportiva pois, além de fazer bem a saúde, vejo que é a melhor coisa para prevenir a nossa juventude das drogas. O atleta tem que ter bom rendimento e por isso repudia as drogas”, destaca João Alves.
“Aracaju já é conhecida como a Capital do Esporte pela quantidade de eventos esportivos que já realizamos durante essa gestão. Isso é muito bom para fomentar ainda mais o turismo. Durante as competições os hotéis ficam cheios, os taxistas lucram e todo o comércio da cidade também”, disse o prefeito destacando que é uma honra receber os atletas de outros países.
O secretário de Juventude e do Esporte, Carlos Eloy ressaltou que “realizar eventos como o Beach Games engrandece ainda mais Aracaju e tudo isso apenas foi possível graças ao empenho do prefeito João Alves que acreditou no potencial da cidade para realizar eventos esportivos nacionais e internacionais”.
Carlos Batalha, secretário de Comunicação Social, disse que a mídia espontânea criada com a realização dos jogos em Aracaju não tem preço. “Esse é o centésimo evento que a Prefeitura de Aracaju realiza nos três anos de gestão. O prefeito João Alves sempre teve uma preocupação muito grande em valorizar o esporte, por isso um evento como o Beach Games que recebeu aproximadamente 800 pessoas nas duas fases, gera uma mídia espontânea extraordinária. Todos que estão aqui noticiam a competição em seus países e a CBDU transmite ao vivo os jogos por um canal direto. Por isso, a Prefeitura de Aracaju não se furta em captar eventos como esse que beneficiam nossa cidade”, concluiu.
O presidente da CBDU, Luciano Cabral, revelou que a Prefeitura de Aracaju é uma grande parceira da Confederação e que “Trazer um evento esportivo para a capital de Sergipe é sempre uma satisfação, pois a cidade é maravilhosa, nos oferece um cenário perfeito e, principalmente, condições de realizar o evento com o apoio da Prefeitura. O prefeito João Alves tem sido um dos melhores parceiros do Desporto Universitário Brasileiro, prova disso é que sempre estamos voltando à Aracaju e realizando eventos grandiosos como o Beach Games”, relatou Luciano dizendo ainda que o Beach Games é realizado pela primeira vez na história.
Participação dos atletas
Atletas do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Colômbia disputam na belíssima Orla da Atalaia modalidades como o beach soccer, vôlei de praia e handbeach. Uma das maiores e mais animadas delegações é a do Uruguai que está encantada com as belezas de Aracaju.
A atleta Gabriela Clave enalteceu a cidade e não escondeu a alegria de participar pela primeira vez de uma competição internacional. “Aracaju é linda. Estamos muito encantados com a organização do evento e com tudo que encontramos até agora. Estou gostando bastante da minha primeira experiência”, elogiou.