Prefeitura solicita ajuda do Exército no combate ao mosquito Aedes

Saúde
02/12/2015 13h12
Início > Notícias > Prefeitura solicita ajuda do Exército no combate ao mosquito Aedes

O secretário municipal da Saúde, Luciano Paz, acompanhando da diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, visitou, na manhã desta quarta-feira, 2, o comandante do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC), tenente-coronel Marcus Augusto da Silva Neto, para solicitar a participação do Exército Brasileiro no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. "Encaminhamos ofício no dia 1º e hoje viemos pessoalmente reforçar a nossa solicitação, pois, entendemos a importância do Exército neste momento em que vivemos uma situação de emergência, devido ao aumento de casos de microcefalia, cuja causa é o Zika vírus", explicou Luciano Paz.

A Prefeitura de Aracaju decretou situação de emergência em saúde pública - decreto n° 5.256, de 30/11/2015 - devido ao crescimento de casos notificados de microcefalia registrado este ano na capital sergipana. Até o momento, de agosto até outubro, foram 17 notificações, enquanto que nos últimos cinco anos, a média registrada foi de um caso por ano. "Estamos vivendo uma epidemia de microcefalia e necessitamos de toda ajuda possível no combate ao Aedes, já que o aumento de casos de bebês com a malformação congênita está sendo causado pelo Zika vírus, transmitido por este mosquito", explicou Tereza Cristina.

O comandante do 28º BC, tenente-coronel Silva Neto, informou que vai passar a solicitação feita pelo município de Aracaju para as instâncias superiores do Exército Brasileiro. "Tão logo obtenhamos a resposta, estaremos entrando em contato com a Secretaria Municipal da Saúde",declarou o tenente-coronel.