Nota: Secretária esclarece concessão de auxílio-moradia para ocupantes do Novo Amanhecer

Família e Assistência Social
03/12/2015 14h28
Início > Notícias > Nota: Secretária esclarece concessão de auxílio-moradia para ocupantes do Novo Amanhecer

Na manhã desta quinta-feira, 3, Maria do Carmo Alves, atual secretária municipal da Família e da Assistência Social, recebeu os ex-moradores da Ocupação Novo Amanhecer na Prefeitura Municipal de Aracaju para prestar esclarecimentos acerca da concessão do auxílio-moradia.

“As pessoas não devem acreditar em boatos. Recebi as famílias para esclarecer que o auxílio-moradia continuará sendo pago normalmente aos que estão cadastrados para a concessão do benefício. Também iremos intensificar a fiscalização do auxílio-moradia para que apenas famílias que realmente precisem sejam beneficiadas. As casas populares que foram entregues também serão fiscalizadas”, destacou a secretária. 

Entenda

No início de 2013, mais de 813 famílias ocuparam as casas do 17 de Março, antes do residencial ser entregue aos legítimos beneficiários. Após uma determinação judicial, que acarretou em uma reintegração de posse, as famílias saíram do local, criando na praça do bairro a Ocupação Novo Amanhecer.  Em julho do mesmo ano, assistentes sociais da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) foram à ocupação e cadastraram 307 famílias que se encontravam no espaço ocupado, na ocasião.  Com a ação, as famílias passaram a integrar o cadastro de assentamentos da Prefeitura de Aracaju que é utilizado para a aquisição de casas populares.

Ainda em 2013, os ocupantes adentraram o Centro Administrativo Aloísio Campos e acordaram com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, a concessão do benefício para as famílias que se encontravam na sede da PMA, na oportunidade, assim como na própria ocupação no bairro 17 de Março. No total, 181 famílias que se encontravam morando na localidade na época foram cadastradas para a concessão do benefício.  

A Semfas informa que, para cadastrar as famílias no auxílio, as assistentes sociais foram à ocupação à noite para alcançar as pessoas que trabalham durante o dia, no entanto, mais de cem famílias não foram encontradas morando no local. O órgão ressalta ainda que os beneficiários do auxílio que não cumprirem os requisitos da Lei Municipal nº3873/2010 que dispõe sobre a concessão do auxílio-moradia podem perder o benefício.