Equipe de formação profissional apresenta resultados e discute ações para 2016

Formação para o Trabalho
03/12/2015 14h14
Início > Noticias > 67408

Ao final de cada ano, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), por meio da Diretoria de Formação Profissional (Dirfop), realiza uma reunião com colaboradores e coordenadores das Unidades de Qualificação Profissional (UQPs), a fim de apresentar os resultados obtidos nos últimos 12 meses e discutir as melhorias para o ciclo seguinte. Na manhã desta quinta-feira, 3, o momento de debate foi novamente promovido, dando o primeiro passo para as ações que serão executadas ao longo de 2016.

Segundo a diretora de Formação Profissional, Maria Socorro de Melo, a ocasião tem como objetivo principal manter o entusiasmo de toda a equipe, demonstrando como o desempenho de cada um interfere nos índices alcançados. "A gente acredita que o êxito nos processos de ensino-aprendizagem é resultado de uma integração entre os atores envolvidos", explica Maria Socorro, lembrando que reuniões bimestrais também ocorrem paralelamente.

Parcerias

Mensalmente, a Fundat oferece cursos de curta duração (denominados cursos livres) voltados à obtenção de renda. Este ano, entre os meses de fevereiro e novembro, foram destinadas 8.500 vagas em cursos livres, totalizando 353 turmas abertas em toda a cidade: 150 nas UQPs da Fundat, distribuídas nos bairros Santa Maria, 17 de Março, Coroa do Meio, Santos Dumont, Jardim Centenário, Porto D'Anta e nos conjuntos Jardim Esperança e Augusto Franco; 71 turmas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras); e outras 132 em instituições parceiras da Fundat, a exemplo de igrejas e associações comunitárias.

Com o oferecimento dos Programas de Gratuidade dos Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai), a Fundat ainda ofertou 678 vagas em cursos de capacitação (mínimo de 160h), com 34 turmas disponibilizadas. Além disso, a Fundação manteve as pactuações com o Governo Federal para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), garantindo a liberação de 453 vagas e a abertura de 22 turmas.