Fórum Redes avalia ações desenvolvidas em 2015

Defesa Social e Cidadania
03/12/2015 16h05

Mais um Fórum Redes do município de Aracaju aconteceu na manhã desta quinta-feira, 02, no auditório da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC). Dessa vez, a reunião entre os órgãos que atuam no atendimento e prevenção ao uso de drogas teve a missão de avaliar os projetos desenvolvidos no ano de 2015 e planejar ações para 2016.

O Fórum integra às ações do Programa "Crack é Possível Vencer", unificando os objetivos da Política Nacional de Drogas, do Governo Federal. O grupo reúne órgãos que atuam no atendimento e prevenção ao uso de drogas, com ênfase numa visão de atendimento integral aos usuários, fomentando uma redução de danos no uso de crack e outras drogas. Além disso, agentes do poder público municipal, estadual e federal, bem como integrantes da sociedade civil, também fazem parte do Fórum.

A Supervisora do Projeto Redes em Aracaju, Karina Rosa, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), e a interlocutora do projeto redes nas regiões Norte e Nordeste, Melissa Azevedo, coordenaram a avaliação das atividades e ponderaram os debates acerca dos projetos de assistência ao usuário que serão desenvolvidos no ano que vem. "A reunião serviu para pontuar alguns desafios que enfrentados pelos órgãos de assistência durante o ano e, também, os avanços. Além disso, chegamos à conclusão de que o nosso principal avanço esse ano foi a tão falada intersetorialidade. Conseguimos unificar os dados, o debate e os projetos. Essa também é uma meta para 2016, integrar ainda mais os projetos", comentou a interlocutora do projeto redes, Melissa Azevedo.

Leon Garcia, diretor de articulação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, também participou do Fórum e falou um pouco sobre os objetivos da Política Nacional de Drogas. "Iniciamos o projeto redes para ajudar os municípios que queiram articular a política de saúde, assistência social, cultura, educação e lazer para tratar da política de drogas. A gente entende que não tem como tratar a questão das drogas isoladamente, é preciso a união entre todos esses setores. E a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas dá esse apoio para que Aracaju possa fortalecer o programa. Em Aracaju, o projeto está sendo bem sucedido. Tem a presença forte dos secretários, ontem mesmo nós tivemos uma reunião com o vice-prefeito", comemorou o diretor de articulação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça.

A secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, acredita que a união entre os órgãos pode melhorar o atendimento aos usuários de crack. "Aderimos ao Programa "Crack é Possível Vencer", do Governo Federal, com o intuito de unificar o atendimento prestado pelos órgãos que atuam no atendimento e prevenção ao uso de drogas em Aracaju. A avaliação que fizemos hoje nos permitiu perceber que tivemos sucesso. Nós conseguimos criar um diálogo entre esses setores e isso beneficia a população", explicou Georlize.