Encanto da Valdice Teles faz apresentação em supermercado e sensibiliza consumidores

Funcaju
04/12/2015 11h30
Início > Noticias > 67423

Quem se dirigiu ontem à tarde, 03, ao Hiper G Barbosa Jardins, teve uma surpresa. Os consumidores foram recepcionados pelo Coral Encanto, da Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju. Em clima natalino, o grupo apresentou seletas canções que contagiaram o público, inclusive, cantando junto. O maestro Elias Souza Santos, também fez um solo que chamou a atenção dos presentes, recebendo diversos elogios.

A tarde foi de emoção. No olhar dos espectadores, um brilho diferente numa demonstração de prazer e alegria ao ouvir a entonação do coral. Foram cerca de 25 coralistas, regidos pelo maestro e professor Elias Santos e, ainda, acompanhados pelo tecladista Lázaro Chagas e pelo percussionista Marcos Mancada, um experiente profissional com passagem em diversas bandas de Sergipe e de outros Estados.

A apresentação do coral integra a programação de Natal da Funcaju.  O repertório natalino simplesmente encantou. A última música, “Jesus Cristo”, levou o público ao delírio. Elias fez o solo e comprovou que além de entender de canto coral, também tem uma voz impecável. A afinação do maestro e os coralistas não deixou ninguém parado. O público foi no embalo. Mas, não ficou somente nisso. Por pouco o Encanto não foi embora, com a ovação do público pedindo bis....bis....bis...

Perguntado sobre a responsabilidade de treinar pessoas para o canto coral, Elias Santos respondeu que é um grande desafio.  “Temos que preparar cada integrante. É um polimento de voz e todos aprendem a educar a voz, bem como a ter uma percepção auditiva”, comentou.

Santos, que é maestro desde 1986, afirmou que o canto coral é apaixonante; que socializa os participantes e, ainda, todos aprendem a se valorizar enquanto cidadãos. Inquirido sobre as possibilidades da necessidade de ter uma boa voz para participar de um coral, o maestro respondeu que: “Toda voz é uma voz que pode ser preparada para cantar em coral”, argumentou.

Emoção

A cantora Isabel Nunes, participa do Coral Encanto há cerca de dois meses. “É uma felicidade muito grande poder levar alegria para outras pessoas. Cantar faz parte de mim e, neste período natalino, a emoção está ressaltada. Natal deveria ser todos os dias do ano e convivermos todos com respeito, amor, dedicação”, comentou.

A violinista, artista plástica e coralista DarcBettamio, participa do Coral Encanto há quatro anos. “Participar do coral significa muito para mimporque nos proporciona uma integração. O repertório é bem escolhido e detalhado por Elias que é um excelente profissional”, afirmou, acrescentando que o maestro é paciente, calmo e sabe como trabalhar com o grupo.

Darc destacou que a participação do público na apresentação foi uma surpresa grata. “Confesso que cheguei a me arrepiar com a empolgação do público e, isso para nós significa um impulso maior, uma alegria sem tamanho”, esclareceu.

A auxiliar em saúde bucal, Gean Nunes, 43 anos, desviou do seu propósito para prestigiar o coral. “Não resisti. Vim para pagar uma conta e fiquei perplexa com a apresentação. Posso definir como maravilhosa e soou aos meus ouvidos como um brinde de Natal”, contemplou.

Já a funcionária pública Josy Silva Caldas, 36 anos, também deixou as compras para ver a apresentação. Com a filha nos braços, Josy também cantou junto com o coral. “É um repertório falando do nascimento de Jesus Cristo. É o Natal. O coral contagiou a todos”, esclareceu.

Este mês, o coral Encanto está com a agenda cheia. Amanhã, às 10h, será a vez dos consumidores que comparecerem ao Mercado Municipal. Vale a pena conferir!