SEMDEC e SEMA realizam Dia do Laço Branco

Defesa Social e Cidadania
04/12/2015 17h24

Reconhecendo a importância e a necessidade premente de levar a cultura de paz e o respeito nas relações sociais, especialmente no que tange à mulher, a Secretaria da Defesa Social de da Cidadania (SEMDEC) em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, deu início em Aracaju, às atividades da campanha de caráter mundial -16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que acontece anualmente em mais de 150 países  nos meses de novembro e dezembro. 

Com uma palestra proferida pela advogada Valdilene Cruz, no último dia 30 de novembro, no Auditório da SEMDEC, foi iniciada a campanha na capital aracajuana, voltada para o público interno dos órgãos municipais, trabalhando a questão da violência contra as mulheres, dando o pontapé inicial às inúmeras atividades da semana. 

Na oportunidade, a advogada tratou em conjunto com os servidores dos órgãos envolvidos, a problemática social vigente no país e no mundo, fazendo um grande chamamento à consciência de todos, do quão importante é o envolvimento da sociedade, para diminuir os casos de práticas discriminatórias e violentas para com a mulher. 

Valdilene Cruz convocou todos à uma profunda reflexão, visto que a violência se dá ininterruptamente, dia após dia, e é reforçada por meio de padrões que se repetem na educação de meninos e meninas, onde quase sempre, a mulher é colocada num papel de subjugação e desvalor ante ao homem, o que acaba por se repetir tal situação, de geração em geração. 

A secretária Georlize Teles em sua fala, reiterou a importância de todos serem agentes de transformação na sociedade, levando a cultura de paz às suas famílias. Haja vista que grande parte dos índices de violência se encontram dentro do universo familiar. 

Durante o encontro, o secretário Eduardo Matos, reforçou a importância da participação da SEMA, lembrando que o equilíbrio do meio ambiente também está atrelado ao equilíbrio entre os seres humanos, motivo mais do que pertinente para o engajamento de sua secretaria. 

Após a palestra, que foi considerada brilhante por todos, graças a forma contundente da abordagem, aconteceu uma roda de conversa, onde foi possível dialogar sobre o assunto. 

Para atingir o público externo, as secretarias desenvolveram na manhã desta sexta, 4 de dezembro, mais uma importante ação, denominada "Dia do laço Branco", onde se chamou atenção dos motoristas que circulavam nas principais avenidas da capital, para o respeito às mulheres, fazendo dos mesmos, agentes multiplicadores da paz em suas famílias e ambiente de trabalho, replicando a mensagem. 

Para isso, como ato simbólico, foram entregues milhares de fitas para o pulso, com o tema da campanha, demonstrando a receptividade do cidadão aracajuano, que parabenizava a PMA e os órgãos envolvidos pela iniciativa.