Apresentação de coral emociona idosos do Same

Funcaju
09/12/2015 09h30
Início > Notícias > Apresentação de coral emociona idosos do Same

Cada um respeitando os seus limites, mas extravasando as emoções. Estas foram as cenas vivenciadas no Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (Same), durante o concerto do Coral Encanto, formado por alunos da Escola de Arte Valdice Teles, unidade gerenciada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). A apresentação aconteceu na tarde da última segunda-feira, 7, integrando a programação natalina do órgão que está sendo desenvolvida durante este mês.

O Encanto é formado por 25 componentes e tem a regência de Elias Santos, professor da Valdice há vários anos. O grupo apresentou uma seleção de músicas natalinas, misturando o erudito e o popular. A animação dos coralistas, comandados pelo regente, contagiou os espectadores que se acomodaram da melhor forma possível para não perderem os detalhes. O coral foi acompanhado pelo percussionista Marco Mancada e o tecladista Lázaro Chagas.

De maneira bastante descontraída, o regente Elias Santos colocou os idosos para cantar, prestigiando cada um. Cada um no seu limite, não deixou de acompanhar as músicas. As emoções se afloraram mais ainda quando o Encanto deixou ecoar “Noite Feliz” e “Jeusus Cristo”, aumentando ainda a participação de funcionários do Same. “Vira e mexe”, as pessoas se pegavam cantando e acompanhando por meio de palmas.

A assistente social do Same, Nadia da Silva Santos Costa, falou sobre a importância do momento. “O coral trouxe o espírito natalino para os nossos idosos que são a razão do nosso trabalho. Aqui, distribuímos amor e carinho e, com essa apresentação, nos trouxe um clima de fraternidade e esperança”, afirmou.

Isabel Andrade de Mendonça, 84 anos, interna no Same há quatro meses, preferiu ficar em pé para acompanhar a apresentação. “É muito lindo e nos deixa emocionada”, especificou. Bel, além de cantar junto com o coral, também arriscou algumas “batidinhas” com os pés. “É Natal e essa apresentação nos traz boas lembranças”, comentou.

Marina Alves Silva, 80 anos, está no Same há um ano e relatou sobre a sua felicidade. “Aqui, a gente tem boa comida e, não é pouquinha não. Somos bem tratados. Aqui, a gente passeia, faz exercícios e formulamos boas amizades. Hoje, com esse coral, é dia de festa para nós. É emoção e o resgate do passado. Quero que o coral venha mais vezes no visitar”, solicitou.

Enquanto o coral fazia o concerto, alguns idosos se emocionaram, transmitindo alegria por aqueles momentos, com músicas especialmente escolhidas para eles. O regente Elias Santos não poupou a empolgação, levando todos a acompanhar as músicas por meio de palmas e, ainda, ganhando beijos dos espectadores: pessoas experientes com várias lições de vida que se refletem num aprendizado para quem as visita.