Cerca de 50 pacientes diabéticos do setor de Endocrinologia do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR) Siqueira Campos, participaram, na manhã desta quinta-feira, 10, de mais uma oficina sobre alimentação saudável. A atividade marcou o encerramento do curso sobre orientação nutricional, que foi realizado durante todo o ano, buscando prevenir as complicações do diabetes. O encontro de hoje aconteceu no auditório do CEMAR.
Segundo a enfermeira Lena Ferreira, o objetivo do curso é formar nos pacientes uma consciência saudável para uma melhor qualidade de vida. “A mudança é possível a partir do momento em que o indivíduo entende o problema de saúde que ele tem, quais órgãos são afetados, quais as complicações causadas, e daí melhoram os hábitos. No curso, desenvolvemos diversas atividades lúdicas durante os oito módulos, que facilitam essa compreensão”, destacou.
A aposentada Maria Natália Santos afirmou que o curso gerou em sua vida uma nova perspectiva. “Minha vida mudou. Agora alcancei o controle da glicemia, a última vez que fiz o exame deu tudo normal, e isso foi após a minha entrada no curso, pois me alimento corretamente, nos horários adequados e tenho uma vida muito melhor, bem mais alegre”, ressaltou.
Experiência compartilhada, também, pela dona de casa Edivânia Alves. “Eu não sabia nem o que era diabetes, hoje eu já sei, como também a mantenho controlada. As aulas são de um enriquecimento maravilhoso. Contribuem diretamente para melhoria da minha qualidade de vida”, afirmou.