Na manhã desta terça-feira, 10, a Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio, realizou uma caminhada para sensibilizar e alertar a população sobre a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, esta última que está relacionada aos casos de Microcefalia. A ação, que teve a parceria de diversos órgãos, promoveu a mobilização dos moradores do bairro para não acumular água parada em suas residências, evitando assim a proliferação do mosquito.
De acordo com a gerente da USF, Luciana Araújo, a caminhada serviu para alertar a população quanto à necessidade da limpeza dos recipientes de água e do não acúmulo de água limpa parada, pois o mosquito se prolifera principalmente nas residências. “A equipe de saúde e os agentes comunitários da unidade foram para as ruas do bairro, distribuindo panfletos educativos e orientando as pessoas que estavam nas portas de suas casas. Também foi um momento de mobilizar os moradores para que eles abram suas portas quando os agentes de Endemias forem visitar as residências para eliminar os focos do mosquito.
A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), do Conselho Local, da Igreja Nossa Senhora de Guardalupe e também dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, com os integrantes da banda. O programa “Cata Bagulho” também esteve presente na ação, recolhendo, durante o trajeto, os lixos e entulhos das residências.