SMS oferta serviços de saúde para população em situação de rua

Saúde
10/12/2015 15h22

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Consultório da Rua e de diversos programas, promoveu na noite desta quarta-feira, 9, ações de prevenção e promoção à saúde para a população em situação de rua. O evento aconteceu na praça Fausto Cardoso e reuniu cerca de 30 pessoas. Na ocasião, foram ofertados testes rápidos de HIV e Sífilis, vacinação contra a gripe (H1N1) e Hepatite, aferição de pressão, além de música e rodas de conversa sobre a prevenção de doenças.

A ação contou com a parceria dos Programas Redução de Danos (PRD), Saúde do Homem, Saúde da Mulher, DST/Aids, do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), e da equipe de saúde da família da 5ª região, com a equipe de profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu.

De acordo com a coordenadora do Programa Consultório na Rua, Kamila Fialho, essas ações realizadas durante a noite, com a parceria de outros programas, são essenciais. “Nosso público alvo são sempre pessoas em situação de rua, sejam moradores de rua, usuários de drogas, entre outros. E existem outros programas da SMS que também atuam com esse público, por isso que essa parceria é importante para fortalecermos as nossas ações e, em conjunto, ofertarmos diversos serviços de saúde para a população”, informou.

Durante as atividades, além das ações voltadas à saúde, a população assistiu um filme, com direito a pipoca, oferecido pelo Nuprin, através do CurtaSUS. “O curta metragem chamado ‘A Ilha’ fez com que a população se distraísse. E para alertarmos essas pessoas quanto aos cuidados para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, foram realizadas rodas de conversas”, finalizou Kamila Fialho.