Duas escolas da rede municipal passam por melhorias estruturais

Educação
10/12/2015 16h21

Utilizando recursos próprios e em parcerias com a iniciativa privada, duas escolas da rede municipal de ensino acabam de passar por melhorias em suas estruturas físicas visando oferecer um ambiente mais confortável para os alunos e toda comunidade escolar. As unidades beneficiadas são a EMEI (Escola de Ensino Infantil Professora Joana Maria Da Silva e a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Olga Benário.

Sueli Amorim Aragão Santos, diretora da EMEI Joana Maria, localizada no Bairro Farolândia, salienta que as melhorias que foram realizadas na unidade de ensino são fruto da parceria que a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), mantém com a iniciativa privada, neste caso especifico, a Universidade Tiradentes (Unit).

Dessa forma, disse ela, os benefícios foram feitos por estudantes da Unit que estão concluindo os projetos de avaliação de seus cursos. "Estiveram aqui alunos de engenharia elétrica, design e outros, que realizaram serviços como pinturas e recuperação dos berçários. Além disso, fizeram pequenos reparos elétricos, manutenção dos ventiladores e outros serviços", relatou.

Este tipo de parceria com a iniciativa privado, explica Sueli Amorim, existe com outras instituições de ensino superior, como a Faculdade Pio X, e faz parte do Pacto de Gestão da escola, em que o corpo diretivo ao assumir precisa cumprir metas. No entanto, ela lembra que a unidade de ensino possui recursos próprios para esta finalidade. "Temos dinheiro para essas necessidades, mas nada impede este tipo de iniciativa", observa.

A diretora ressalta que quem saiu ganhando não foram só os alunos da Unit, que cumpriram seus projetos de curso, mas a escola também, que sofreu pequenas reformas e beneficiou as crianças, os pais, professores e toda comunidade escolar. A unidade possui cerca de 80 crianças matriculadas nos ensinos infantis, na faixa etária de um ano até três anos idade.

Melhorias com recursos próprios

Já a EMEF Olga Benário, que fica no Bairro Santos Dumont, fez melhorias com recursos próprios. A diretora adjunta, Valdeci Silva, disse que entre os serviços realizados para melhorar ainda mais o ambiente físico da unidade, estão a colocação de forros nos tetos da dispensa e dos sanitários masculinos, a instalação de PVC nas salas de aula e a troca de pias na cozinha.

Ela informa ainda, que também foram colocadas divisórias nas pias e nos armários que guardam os utensílios domésticos. Outro serviço realizado foi o de pintura nos sanitários. "Desta forma, a escola internamente se apresenta mais agradável e confortável fisicamente para os alunos. Enfim, o aspecto agora é outro", concluiu. A escola tem esse ano mais de mil alunos matriculados nos três turnos.