Semed tem motivado profissionais pedagógicos

Educação
10/12/2015 18h49

Qualidade e eficiência têm definido o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no quesito valorização e motivação dos profissionais envolvidos pela educação em nosso município.

A Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado de forma intensa na valorização do professor, oferecendo o melhor que existe, para que o profissional leve para a sala de aula o que tem absorvido em cada capacitação. O foco da valorização realizada pela Semed é chegar até o aluno. "Nós temos o maior zelo em oferecer aos profissionais o que temos de melhor, para que eles elaborem o melhor e utilizem métodos mais eficazes para facilitar o aprendizado dos nossos alunos" comentou o diretor de ensino, Dênison Ventura.

Na gestão anterior, Aracaju possuía o pior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das capitais brasileiras. Hoje, se tornou a segunda capital do Norte e Nordeste a alavancar o IDEB para o aspecto positivo. "Tudo isso se deu em função de um trabalho realizado com maestria pela secretaria Márcia Valéria que elaborou o plano de educação estruturada do município visando até hoje a valorização dos profissionais" explicou o diretor.

São oferecidos aos profissionais da área, cursos de capacitação e especialização, como: pós-graduação, Stricto latu senso (cursos de pós-graduação de menor duração) que ocorrem na Universidade Tiradentes.  Há também o Centro de Aperfeiçoamento de Formação Continuada (CEAF), onde professores da pré-escola até o 9° ano têm quinze dias de formações continuas com profissionais convidados de outras regiões e do Estado. São abordados novos conteúdos para o aperfeiçoamento de novas técnicas de aprendizagem de ensino.

No CEAF também acontecem formações realizadas através de algumas editoras que se preocupam com a qualificação do profissional e o melhor aprendizado do aluno. Além disso, a realização do pagamento do 13° salário tem dado mais incentivo ao corpo pedagógico.

"Se nós temos todo esse conjunto de ações, se elas estão sendo praticadas na rede, além do contato do departamento de educação direto com os diretores e com os coordenadores pedagógicos, tudo isso é refletido em sala de aula. Isso é motivante e muito nos alegra, porque os nossos alunos são bem mais preparados", afirmou Dênison.