Em maio deste ano, o prefeito João Alves Filho assinou ordem de serviço para um novo modelo de feira livre para a capital. De lá para cá, três feiras foram padronizadas e, na tarde desta quinta-feira, 10, uma reunião entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Vigilância Sanitária e Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) definiu outros cinco locais para a alocação das feiras readequadas.
“A ordem do prefeito era aumentar o maior número possível de feiras padronizadas, atualmente só temos três nesses novos moldes. A partir da semana que vem essas novas feiras já começam a ser readequadas, por isso, na tarde de hoje, nos reunimos para fazer uma operação tarefa no sentido de agilizar esse processo”, explicou o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral.
A Secretaria do Meio Ambiente tem papel fundamental nesse trabalho, bem como a Vigilância Sanitária e a Fundat. Através da Sema, os feirantes receberão instruções importantes com relação ao descarte dos produtos, além de ser feita uma fiscalização neste sentido e tudo o que tem a ver com a preservação do ambiente.
A Fundat entra ao preparar os feirantes. Na próxima terça-feira, 15, os cursos já terão início para cerca de 150 feirantes que receberão instruções essenciais de como manipular bem os alimentos e como cuidar da segurança alimentar. Por sua vez, a Vigilância Sanitária vai atuar na fiscalização, assegurando de que o local e o que é oferecido está de acordo com os padrões de saúde para a população.
“Essa padronização é um compromisso firmado pela Prefeitura de Aracaju e uma cobrança das comunidades. Algumas pessoas saem de suas comunidades para visitar as feiras padronizadas de outras locais. A cada semana pretendemos lançar outras cinco ou seis dessas feiras e, assim, até janeiro, concluir as 34 feiras que estão nos planos. Essa é mais uma inovação da Prefeitura, já que não existe no país uma concessão como essa, de modernizar as feiras livres”, destacou João Paulo.
As novas feiras estarão localizadas na Escola Técnica, nos conjuntos D.Pedro, Leite Neto e Jardim Esperança, e nos bairros Cirurgia e Coqueiral.