Quando o intuito é qualificar e dinamizar os métodos de ensino das escolas da capital, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem investido em lousas digitais e mostrado que é possível unir tecnologia e sala de aula.
A lousa digital continua sendo um equipamento muito eficaz, que atrai os alunos e permite grande exploração das novas práticas pedagógicas. O aparelho utilizado é sensível ao toque e possui recursos de multimídia que simula imagens, inclusive 3D, e possibilita a navegação na internet. Com estas vantagens, antes não oferecidas com a utilização dos quadros de giz, os alunos passaram a ter acesso a aulas interativas, facilitando cada vez mais o aprendizado.
"Nós temos acompanhado as inovações tecnológicas e temos prezado por instrumentos inovadores e de alta qualidade. Além dos tablets, o uso das lousas digitais tem facilitado a forma de ensino dos nossos professores. Nas aulas de geografia, de história, de ciência os professores e alunos ganharam a possibilidade de navegar pelo mundo. A Semed tem se empenhado para manter essa qualidade de ensino e melhorar o desempenho dos alunos", afirmou o Diretor de ensino, Dênison Ventura.
A tecnologia interativa (lousa digital) foi implantada em 95% das escolas do Município de Aracaju. Os recursos multimídia dos computadores se tornaram ainda mais interativos. Já foram realizados cursos de capacitação e conhecimento do instrumento e a aprovação dos professores tem sido total. O professor usando uma caneta apropriada ou os dedos pode arrastar figuras, copiar, colar, criar exercícios, acessar a internet, abrir arquivos, vídeos e apresentações gerando maior interação com a classe.
"É fantástico fazer parte de uma gestão que se preocupa com a melhoria do ensino. Estamos ganhando nosso espaço e quebrando muitos tabus de que na rede municipal não há ensino de qualidade. As novas tecnologias nos inserem no século 21 e possibilita maior interesse pelos serviços de nossas escolas", afirmou Dênison.