A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizará, no bairro Coroa do Meio, uma ação com os jovens do Instituto de Cultura Espírita (ICE), para incentivar a preservação dos manguezais. A reunião será realizada a partir das 9h, na sede do Instituto, localizado na rua Gervásio de Araújo Souza, 1686, bairro Coroa do Meio.
A Sema estará desenvolvendo, com os jovens, uma roda de conversa sobre meio ambiente e manguezal, como também uma peça teatral com a mascote da Sema, Dona Zica. Logo após, os jovens colocarão em prática o que aprenderam com a equipe do EA. Todos sairão de porta em porta conscientizando os moradores a respeito do descarte correto de resíduos. Em seguida, haverá uma dinâmica final com o tema: "tudo interligado: você é o meio ambiente".
"Esta atividade final será uma dinâmica da teia da vida, onde os jovens serão as peças fundamentais que irão perceber que tudo está interligado e um depende do outro", declara a coordenadora de educação ambiental da Sema, Alana Vasconcelos.
A ação foi solicitada pelos moradores da comunidade que estão incomodados com a situação que o manguezal da região se encontra. Por isso, convocaram a equipe da Sema, a fim de conscientizar os jovens de 13 a 18 anos do bairro, transformando-os em agentes multiplicadores de educação ambiental.
O bairro Coroa do Meio possui um histórico negativo de degradação do manguezal. A maior parte da degradação é causada pela própria população, que polui e acaba sofrendo com a problemática de descarte irregular de resíduos sólidos em Área de Preservação Permanente (APP).