Secretária Maria do Carmo Alves prestigia capacitação de conselheiros tutelares

Família e Assistência Social
11/12/2015 21h27
Início > Notícias > Secretária Maria do Carmo Alves prestigia capacitação de conselheiros tutelares

Foi encerrada, nesta sexta-feira, 11, a capacitação dos Conselheiros Tutelares de Aracaju. Promovida pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no auditório do Hotel Celi, situado na Orla de Aracaju, a capacitação teve início no dia 30 de novembro e seguiu até esta sexta, totalizando uma carga horária de 80 horas. 
 
Segundo a presidente do CMDCA, Ana Lucia de Santana, o objetivo da capacitação foi levar o conhecimento aos conselheiros tutelares eleitos e seus suplentes acerca de assuntos de relevância, tais como: a Lei Federal nº8.069/90 (ECA); Direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes; Relações interpessoais; Mediação de conflito; Competências do Conselheiro Tutelar e suas rotinas; e Como funciona a rede de garantia de direitos.
 
“Essa capacitação faz parte do compromisso que o Conselho da Criança tem de prover o conhecimento necessário para o conselheiro tutelar de Aracaju desempenhar bem o seu trabalho e para isso contamos com o apoio fundamental da Secretária Municipal da Família e da Assistência Social”, destacou a presidente do CMDCA.
 
A Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo Alves, prestigiou o evento de encerramento e destacou o apoio do órgão aos trabalhos executados nos Conselhos Tutelares da capital.  
 
“É uma satisfação para a Semfas participar ativamente de ações como esta. É essencial uma boa atuação dos Conselheiros Tutelares de Aracaju. Entendemos que garantir os direitos da criança e do adolescente é também cuidar da família”, afirmou a secretária. 
 
Durante a capacitação, cerca de 30 conselheiros eleitos e seus suplentes esbanjaram alegria e satisfação em participarem da capacitação. “Foi excelente essa capacitação, desde o local escolhido aos monitores cheios de conhecimento e boa vontade em passar as informações. Estou satisfeita e ansiosa em trabalhar lutando pelos direitos das crianças e adolescentes”, comentou Silmara Almeida, conselheira eleita pela primeira vez para atuar no 1º Distrito.