Aedes aegypti é tema de palestra em escola do Santos Dumont

Saúde
14/12/2015 16h43

Cerca de 150 pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª. Letícia Soares de Santana, localizada no bairro Santos Dumont, participaram de uma palestra sobre o mosquito Aedes aegypti durante o último sábado, 12. O evento, que faz parte das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), teve a parceria da Secretaria Municipal da Saúde e da Educação.

De acordo com a diretora da escola, Maria Vilma Leite de Oliveira, a palestra foi um momento para orientar os pais e os estudantes sobre o mosquito que transmite a Dengue, a Febre Chikungunya e a Zika. “Falamos de forma prática e educativa como o mosquito é transmitido, sobre as fases de desenvolvimento do mosquito e também sobre como prevenir que ele se prolifere. O segredo é limpar as lavanderias, as caixas d’água e todos os recipientes que acumulam água parada. O ideal para prevenir a doença é não deixar o mosquito nascer. Também fizemos um cartaz que vai ficar sempre aqui na escola para alertar os alunos”, alertou.

A técnica do PSE, Ilziney Simões, explicou que essas palestras educativas já fazem parte do PSE. “Nós realizamos durante todo o ano diversas ações educativas nas escolas. Como estamos num momento de intensificação contra o mosquito, nosso foco será sempre abordando esse tema. Além disso, foram distribuídos panfletos para todos”, destacou.