Laudamuco Senhor dos Nenhures escolhe capital sergipana para estreia

Cultura
14/12/2015 18h42

Duas semanas. Esse foi o tempo que o ator Danilo Cairo teve para compor o personagem Laudamuco, protagonista da peça lusitana Laudamuco: o Senhor dos Nenhures. A peça portuguesa, que teve estreia na capital sergipana, foi encenada no último final de semana no Teatro João Costa, Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). Considerada uma das mais importantes produções da dramaturgia galega, Laudamuco trouxe à tona o poder, a prepotência e a submissão.

Escrito por Roberto Vidal Bolaño e adaptado pelo diretor Moncho Rodriguez, a peça tratase de uma tragicomédia política, que ao mesmo tempo em que divertiu e arrancou gargalhadas, fez com que o público que lotou o teatro refletisse sobre certos poderes que estão estabelecidos e se mantém até hoje. Segundo o diretor a transposição para os tempos atuais leva o espectador a identificar e reconhecer personagens que ainda permanecem vivas para a infelicidade geral de todos.

Encantado com toda a encenação e desenvoltura dos artistas, Hélio Cavalcanti parabenizou a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) pela iniciativa. “Eu acredito que espetáculos como esses só enriquecem a nós sergipanos e o campo cultural da nossa cidade. Espero que mais espetáculos sejam promovidos pela Fundação para que cada vez mais a população tenha contato com produções que nos façam pensar”, disse.

Já Marcelo Cardoso, que pela primeira vez visitou o espaço, disse ter gostado  e prometeu voltar outras vezes. “Peças como essas não devem se limitar apenas uma semana em cartaz. Desejo que outras muitas venham para Aracaju e que fiquem em longa temporada”, finalizou parabenizando a iniciativa da Funcaju em promover espetáculos lusitanos a custo zero.

Montagem

Para ser encenada no Brasil a peça sofreu algumas alterações, neste caso o ator Pedro Giestas foi substituído pelo baiano Danilo Cairo, superando as expectativas do público. “A peça foi um dos maiores desafios que já vivenciei como ator, mas estar com a casa lotada e ao final ser aplaudido pelo público é uma das melhores respostas que um ator pode ter”, falou.

Danilo Cairo, João Guisande e Regiane Nogarolli compõem o trio que encena Laudamuco. A peça premiada em toda a Europa se despediu de Aracaju prometendo voltar mais vezes. “Espero que tenhamos outra oportunidade de encenar não só o Laudamuco, mas outros espetáculos, permitindo que o aracajuano tenha acesso a cultura de outros povos”, reforçou Regiane.

Laudamuco: Senhor de Nenhures, foi um dos três espetáculos lusitanos promovidos gratuitamente  pela Funcaju. Ao todo 10 espetáculos, sendo seis infantis e quatro destinado a maiores de 12 anos foram apresentados em diferentes horários. A trupe segue com turnês pelos estados da Bahia e Pernambuco.