Secretária Maria do Carmo prestigia confraternizações das unidades de assistência social

Família e Assistência Social
16/12/2015 06h27
Início > Noticias > 67559

Há quase um mês à frente da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), a senadora licenciada Maria do Carmo Alves aderiu à rotina de visitar as comunidades de Aracaju e buscar melhorias para as unidades da rede de assistência social. Aproveitando a série de confraternizações que ocorrem nos equipamentos sociais em dezembro, a secretária participou, na última terça, 15, de eventos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros América, Jabotiana e Soledade, além de prestigiar uma ceia natalina com os usuários do Acolher e da Casa-Lar Nalde Barbosa. A agenda de eventos e visitas às zonas norte e sul seguem até a próxima sexta.“Estou vindo pessoalmente desejar a todos um feliz natal e que em 2016 possamos estar juntos para construir um ano melhor para todos”, afirma Maria do Carmo Alves.

CRAS

Na terça, a secretária visitou os CRAS Enedina Bomfim, Carlos Hardman e Madre Tereza de Calcutá (através do grupo de idosos do Sol Nascente e do Largo da Aparecida). “Para nós é um privilégio muito grande receber a secretária em um evento nosso aqui no bairro América. Estamos muito felizes por Dona Maria estar conosco aqui com nossos grupos de idosos e crianças e adolescentes e vendo a exposição de todo o trabalho realizado no ano de 2015”, destaca a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social Enedina Bomfim, Elisabete Ribeiro.

Os eventos exibiram o resultado das atividades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de grupos de idosos, crianças e adolescentes da rede socioassistencial com exposições, música (coral), dança e teatro. Em 2016, o serviço nos CRAS será reforçado com boas novidades para as comunidades que anseiam por cursos e outras atividades.

“Apenas no Madre Tereza temos vinculados os grupos do Largo da Aparecida, do Sol Nascente e da Unidade Socioeducativa Irmã Caridade no Aloque. Em 2016, iremos retornar as atividades no grupo de idosos do Aloque que estava sem funcionar. Faremos uma busca ativa para chamar as famílias ao CRAS. Dona Maria também fez questão de dizer que quer participar pessoalmente das reuniões para ouvir as reivindicações das comunidades”, ressaltou a coordenadora do Madre Tereza, Maria Simone Ribeiro.

Acolher e Casa-Lar

Além da visita às unidades da rede de Proteção Social Básica, a secretária também participou das atividades de final de ano do Acolher e da Casa-Lar Nalde Barbosa. “Estamos aqui reunidos com nossos usuários para promover nossa Ceia e fazer um momento de oração, pedindo a Deus para que a vida destas pessoas seja transformada como o nosso ex-usuário Irakitan que está aqui conosco”, comenta a coordenadora do Acolher, Karina Nunes.

Cícero Pereira, conhecido como Irakitan, foi alcoólatra, usuário de drogas e teve sua vida transformada após sua passagem pelo Acolher, unidade de acolhimento temporário de pessoas em situação de rua. “Fiquei muitos anos no hospital e depois vim para o Acolher, onde anjos mudaram minha vida. Eu me inscrevi e ganhei até uma casinha, onde moro até hoje, mas sempre venho aqui participar da ceia de natal e agradecer por tudo que me fizeram”, comenta Cícero.

Os idosos da Casa-Lar Nalde Barbosa também participaram da ceia de natal. “Lá na nossa Casa-Lar todos os dias é natal, é festa, é alegria. Nossos idosos ficaram com muita expectativa de compartilhar e participar dessa ceia. É muito bom poder ter esse momento”, disse a coordenadora da Casa-Lar Nalde, Sônia Maria Melo.

Além da secretária municipal da família e da assistência social, Maria do Carmo Alves, também estiveram nas unidades socioassistenciais a consultora extraordinária para assuntos governamentais, Maria Selma Mesquita; a diretora de assistência social, Ângela Acácia; a assessora para assuntos governamentais; Josilda Monteiro; a coordenadora de Proteção Social Especial, Paula Maynard; a coordenadora de Proteção Social Básica; Meilane Alves; e a gerente do serviço de médica complexidade, Vera Ana Rabelo; e as coordenadoras dos equipamentos sociais.