Projeto Redes é pauta da 16° reunião do GGIM

Defesa Social e Cidadania
16/12/2015 16h58

Na tarde desta terça-feira, 15, aconteceu a 16° reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Aracaju (GGIM). Na ocasião, o Projeto Redes foi apresentado aos membros do GGIM, que se reúnem mensalmente para discutir assuntos relacionados à segurança pública do município.

O intuito é aproximar os gestores da política sobre drogas que vem sendo desenvolvida no município, com ênfase no cuidado e na prevenção ao uso de drogas. Tal discussão se faz necessária, pois o tema se relaciona com diversos setores da sociedade e necessita ser mais debatido para que propostas mais exitosas surjam.

Esse desafio de aproximação do que vem sendo discutido com ações concretas foi proposto pelos integrantes do colegiado em reunião anterior. Com a mesma intenção, a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, propôs a apresentação do Projeto Redes, que vem sendo desenvolvido no município desde 2014, com foco na intersetorialidade das ações dos órgãos envolvidos, que se unem com a Política Nacional sobre Drogas ao Gabinete.

Os principais tópicos do Projeto foram apresentados por Laudiane Cláudia, referência técnica do Projeto Redes na SEMDEC. Durante a apresentação pontuou que o Redes consiste numa consultoria ofertada pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas - SENAD, a alguns municípios do Brasil, que concorreram via edital de seleção à proposta, com o envio do Projeto. A adesão proporcionou a capacitação e alinhamento da Rede intersetorial, aproximando os atores, melhorando e ampliando a oferta dos serviços disponibilizados.

"A Rede Intersetorial de Atenção aos usuários de crack e outras drogas avançou muito com o Projeto Redes, agora conhecemos os serviços disponíveis, conseguimos fazer articulações e resolver as demandas apresentadas. Aracaju já era referência nacional, o Redes serviu para aprimorar os serviços, nos deixando mais fortalecidos, quem ganha com isso é a população", afirma Laudiane Cláudia.

Presenças

A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, da Defesa Civil de Aracaju, Guarda Municipal, Procon Municipal, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Secretaria da família e da Assistência Social, Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão e Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania.