Espetáculo reúne mais de 200 alunos da Escola Valdice Teles

Funcaju
17/12/2015 14h09
Início > Noticias > 67583

Um espetáculo revelando talentos, com a participação de, aproximadamente, 200 pessoas. Isso foi o que aconteceu na tarde e parte da noite de ontem, 16, no teatro João Costa, Centro Cultural de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Apresentações reuniram alunos da Escola de Arte Valdice Teles que, por meio das apresentações, demonstraram o seus aprendizados nas mais diversas áreas culturais, marcando o encerramento das atividades deste semestre.

O Centro Cultural foi “invadido” por crianças e adultos, pais e convidados. Antes das apresentações, os alunos foram divididos em espaços para que pudessem estar com os seus respectivos professores para afinar instrumentos, aquecerem as vozes e, sobretudo, se prepararem para o que logo mais os esperavam – o palco. Enquanto isso, os pais da petizada também estavam em polvorosa ajeitando os últimos detalhes do figurino e maquiagem, afinal, as estrelas iriam brilhar.

O evento foi aberto pela presidente da Funcaju, professora Aglaé Fontes. Na oportunidade, expressou a satisfação em receber naquele teatro pais de alunos da Valdice Teles e demais convidados. “A Escola está vivendo uma nova fase. Temos professores qualificados e alunos que têm a vontade de crescer”, comentou, acrescentando que foi um semestre trabalhoso, mas que contou com uma equipe comprometida.

A professora citou que são muitos os pedidos para o acréscimo de cursos na Valdice e que está sendo estudada a possibilidade para que o público tenha acesso a cursos na área das artes plásticas. Na oportunidade, Aglaé Fontes aproveitou para convidar o público para no dia 22, comparecer ao Centro Cultural, a partir das 16h, para o evento “Natal no Centro”, com a apresentação de uma cantata natalina; alto de Natal e o Coral Os Canarinhos.

Apresentações

A primeira apresentação foi a peça teatral “A Ceia”, encenada por alunos do curso de teatro, que tem como professores os atores Rivaldino dos Santos e Tiago Teixeira (Mamute). O texto de Nelson Rodrigues retratou, de maneira irreverente, algumas truculências familiares, mas que no final, tudo acaba bem diante de uma Ceia de Natal.

Foram muitas as apresentações envolvendo alunos dos cursos de dança, violão, teclado, acordeom, canto coral e outros, somando um total de 19. Os alunos do mestre pequeno, capoeirista e professor há mais de 40 anos, demonstraram que são bons de gingado e de “perna”.

O Coral Encanto, regido pelo maestro Elias Santos, também não deixou por menos, arrancando aplausos do público, bem como com uma efetiva participação de todos.

Outro destaque também para os alunos do curso de acordeom que apresentaram um pout-purri de músicas nordestinas. O curso é ministrado pelo professor Tom. No núcleo instrumental, o show ficou por conta dos alunos de violão dos professores e violonistas Muskito, Bob Zé, Eliana Argolo e Rodrygo Besteti. No que se refere ao núcleo de dança, composto pelos professores e bailarinos Adriano, Viviane e Cleanes, as apresentações se dividiram entre crianças e adultos, com balé e dança contemporânea. Ainda, palhetas e metais, violino, viola e violoncelo.

O espetáculo foi encerrado com a Orquestra de Câmara, regida pelo maestro Álvaro. O público não poupou os aplausos. O maestro, com a sua versatilidade, interagiu com o público, colocando-o para cantar Jingle Bells e Noite Feliz.

Missão cumprida

As expectativas não foram somente dos alunos. Os professores também estavam ansiosos para que tudo ocorresse perfeito. Estreante na Escola Valdice Teles, o professor de canto Zeq Oliver explicou que foi uma experiência maravilhosa e que os objetivos foram atingidos. Neste semestre, o profissional desenvolveu com seus alunos um trabalho de conhecimento das bases do processo do canto; mecanismos da voz (respiração, apoio e ressonância; registros vocais e aplicação dos princípios básicos da técnica do canto para performance em grupo.

Ao final do curso, Zeq realizou um trabalho de masterclass, uma dinâmica em que cada aluno se apresenta individualmente, seguindo orientações.

Para o professor de acordeom Tom, veterano na Valdice Teles, a experiência este ano foi diferente que resultou em pontos positivos para o aprendizado da sua turma. O diferencial ocorreu diante da união do módulo teórico às aulas práticas, potencializando o aprendizado em quatro aulas semanais. “Fiquei orgulhoso. Como era a primeira vez que alguns dos meus alunos faziam uma apresentação em público, o nervosismo inicialmente imperou, mas gradativamente foram relaxando e tudo deu certo”, esclareceu.

Tom se expressou com satisfação ao afirmar que tem alunos adolescentes, adultos e, principalmente dona Zilda, uma senhora com 80 anos, residente no município de Pedrinhas. “É muito gratificante. Estou feliz!”, confirmou.

Emoções

A técnica em enfermagem, Rosana Cristina, mãe de Anne Caroline, de 11 anos, aluna dos professores Adriano e Viviane (Balé). Ela narrou que, por orientação do ortopedista da filha, a matriculou no curso para que desenvolvesse a coordenação motora. “Os resultados foram maravilhosos. Senti a diferença em minha filha. Ela está mais desinibida, bem como melhorou o seu comportamento. Quanto à coordenação motora, também foi surpreendente o resultado”, esclareceu.

Rosana também fez questão de parabenizar os professores. “Eles são carinhosos e muito pacientes. A apresentação foi espetacular e, ver a minha menina no palco dançando, me deixou muito emocionada. Para nós representou uma conquista”, enalteceu.

O aluno do curso de teatro, Heribaldo Doroteu de Jesus, 62 anos, disse que a apresentação foi uma realização. “A sensação foi de estar levitando e, estudar teatro na minha idade, é renascer. O meu professor é formidável e um excelente profissional”, concretizou.

Atualmente, a Escola Valdice Teles concentra 600 alunos, distribuídos em 19 cursos. De acordo com o diretor Sérgio Chagas, a escola entrará em recesso no período de 20 de dezembro a 26 de janeiro de 2016.

Os alunos devem ficar atentos ao período de renovação da matrícula que compreende entre 25 a 30 de janeiro. As novas matrículas serão realizadas de 2 a 5 de fevereiro, com o início das aulas em 22 de fevereiro.