Canal do Santa Maria também beneficiará a Zona de Expansão

Infraestrutura
18/12/2015 10h23

Com mais de 50% já executada, a dragagem do Canal do Santa Maria segue dentro do cronograma previsto e já modifica tanto a paisagem urbana quanto os aspectos estruturantes que beneficiam também o 17 de Março e a Zona de Expansão. A obra está orçada em de mais de R$ 15,7 milhões conveniados entre a PMA e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social do Desenvolvimento de Aracaju (Procidades).

A dragagem do canal significa um dos maiores avanços na ampliação da macrodrenagem da capital que chegará a uma extensão de 4,5 km, com 40 metros de largura por 14 m de profundidade, o que resultará na maior capacidade de vazão das águas pluviais e evitará transtornos com enchentes em períodos chuvosos.

Nos últimos dias, o trabalho foi concentrado em várias frentes e já se aproxima da avenida Alexandre Alcino. Em alguns locais, máquinas retiram lama restante no base do canal e  depositadas em local apropriado e para não causar problemas à população e para o meio ambiente. Utilizando 24 caçambas, seis escavadeiras, seis tratores, duas pá escavadeiras, três caminhões pipas, dois rolos compacto e um contingente de mais de 60 profissionais, a dragagem começa a transformar a paisagem da região.

Entre obras já concluídas,  inauguradas e outras em andamento, as realizações da atual gestão totalizam um montante de investimentos de cerca de R$ 80 milhões, conveniados entre a Prefeitura, Governo Federal, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), beneficiando mais de 250 ruas com a ampliação total da rede de macro e micro drenagens e ampliando a capacidade de vazão das águas pluviais. Além de serem obras que transformam a infraestrutura da cidade, levam mais dignidade, cidadania e possibilitam melhores índices de desenvolvimento humano.