O Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) realizou, na última quinta-feira, 17, evento de encerramento de suas atividades realizadas em 2015 e fez uma avaliação de suas ações durante todo o ano. A comemoração ocorreu na Estação Cidadania, casa dos conselhos municipais da capital sergipana.
“O nosso Conselho vai guardar boas recordações de 2015, pois além de cumprirmos nossas metas, ainda realizamos com sucesso a X Conferência Municipal de Assistência Social que acarretou na construção do Plano Decenal da Assistência Social de Aracaju, afirma a presidente do CMAS, Maria José Carvalho.
Maria José destaca ainda que o ano de 2015 foi de muito trabalho para o Conselho, consolidando sua atuação na capital. Além disso, a presidente já vislumbra novos desafios para 2016: a criação de conselhos em cada Distrito para estar mais próximo à população.
“Foi um ano de muito trabalho e empenho para todos nós que fazemos o CMAS. Tivemos, graças ao apoio logístico da Prefeitura, uma Conferência muito bem organizada. Nela, conseguimos levar pela primeira vez pessoas em situação de rua como delegados. Além disso, conseguimos homologar para 2016 o I Fórum Municipal de Usuários. Também pretendemos criar conselhos de Assistência Social nos distritos de Aracaju para sensibilizar as pessoas da importância do trabalho do colegiado e ter mais proximidade com a sociedade. ”, ressaltou a presidente.
Durante o encerramento, foi aprovada a proposta do plano orçamentário 2016 para o Fundo Municipal da Assistência Social (FMAS) e também a minuta dos projetos de lei que altera a Lei de criação do CMAS, que será encaminhada à Câmara de Vereadores, além da Resolução que regulamenta a concessão de benefícios eventuais do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no âmbito do município de Aracaju.