Fundat e Senac entregam certificados para alunos da Igreja dos Mórmons

Formação para o Trabalho
18/12/2015 12h49

Existe forma mais gratificante de encerrar o ano do que com um diploma em mãos? Na noite desta quinta-feira, 18, cidadãos aracajuanos tiveram a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Organizador de Eventos e Auxiliar de Garçom, ambos ofertados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através do Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (PSG/Senac). Além disso, houve também a certificação dos alunos dos cursos livres de Educação Empreendedora e Financeira e Patch Apliquê, oferecidos pela Fundat, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).

As aulas aconteceram no Centro de Autossuficiência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, local onde aconteceu a solenidade. A presidente da Fundação, Gláucia Guerra, agradeceu a parceria com a Igreja e o Senac, bem como a confiança e a credibilidade depositada no órgão. "Fechamos 2015 com a oferta de 210 vagas para a igreja, dos cursos de Espanhol, Inglês e Organizador de Eventos, todos em parceria com o Senac, e os cursos livres de Educação Empreendedora e Financeira, além do prometido e cumprido Patch Apliquê", afirma Gláucia.

Na ocasião, os representantes da Casa do Empreendedor e da Agência do Trabalhador, estiveram oferecendo os serviços de orientação de micro crédito e cadastro de currículo. "Aproveitem a oportunidade que vocês têm de se cadastrar em emprego, porque temos cursos com o viés de empregabilidade, mas também temos os cursos voltados para a geração de renda. Continuem se qualificando para que tenham muita renda e sucesso na vida", conclui a presidente.

O gerente do Centro de Autossuficiência da Igreja, Dínio Goes, ressaltou a preocupação da Fundat em manter a qualidade dos cursos ofertados, e a importância da qualificação contínua. "Sempre há espaço para melhorar e continuar se qualificando, aperfeiçoando, não importa a idade. Enquanto estiver respirando tem que estar buscando se qualificar e agregar valor a si mesmo", enfatiza Dínio, reforçando a necessidade de se expor a novos desafios.

Novos profissionais

A partir do curso de Auxiliar de Garçom, o aluno Fábio Melo, de 35 anos, começou a atuar em alguns eventos. "O interesse sobre o curso foi devido o emprego, de repente tem as oportunidades e os cursos grátis aparecem, para futuramente não ter só uma área específica, mas várias", conta o aluno, que aproveitou para cadastrar o currículo na Fundat, com planos de crescer na área.

Nayara da Conceição tem 16 anos e participou dos cursos de Organizador de Eventos e Educação Empreendedora e Financeira. A pretensão da aluna é preencher o currículo com mais conhecimento, almejando conquistar um espaço no mercado de trabalho e adquirir novas experiências. "Foi muito bom para mim, aprendi várias coisas e passei a ter pensamentos críticos", diz Nayara, feliz com a oportunidade alcançada. "Além de ter o aprendizado, eu tenho o certificado que é uma coisa que não vou ter só para mim, mas as outras pessoas vão ver que eu fiz e tenho esse conhecimento", comenta.

Clidênia de Jesus, de 33 anos, foi aluna do curso de Patch Apliquê. Por meio do aprendizado alcançado, ela descobriu que além de produzir peças artesanais para o consumo próprio, também pode confeccioná-los para vender. "Foi bastante legal, a professora é ótima, os materiais foram de ótima qualidade e ajuda as pessoas a um dia terem uma renda extra", relata.