Saúde do Homem e USF Dona Jovem promovem palestra sobre o Aedes aegypti

Saúde
18/12/2015 13h55

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Saúde do Homem, realizou na manhã desta sexta-feira, 18, uma palestra para os funcionários da empresa Moinhos de Trigo Índígena S.A (Motrisa), no bairro Industrial, sobre Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. A ação faz parte do calendário anual de saúde, que desenvolve diversas atividades em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem.

Segundo a analista de Saúde Ocupacional da Motrisa, Sara Costa, a escolha do tema demonstra a preocupação com as doenças que tem causado absenteísmo do quadro de funcionários. “Ao convidarmos a SMS para essa palestra, nossa proposta é que ao ser apresentada as estatísticas, eles possam ter noção do tamanho do problema, e dessa forma se conscientizarem quanto a maneira correta de armazenar água, e se manter livre do mosquito”, afirmou.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem, Ana Carolina Miranda, esse é um momento para que todos os setores da secretaria estejam pensando o mesmo tema. “Somente desta forma teremos a redução dos casos de Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. É muito importante contarmos com o apoio de empresas, pois é um local que temos uma concentração grande pessoas e aproveitamos para dialogar como cada sujeito pode estar contribuindo para a redução dessas doenças diminuindo a quantidade de criadouros, principalmente nos domicílios, e desta forma consigamos a diminuição da circulação desses vírus em nossa sociedade”, destacou.

O técnico em Segurança do Trabalho, Noeliton Lopes, afirmou que com este tipo de ação ganha o funcionário, que aprende como se cuidar melhor e ganha a empresa, pois tem o quadro de funcionário com uma melhor qualidade de vida. “Muitas vezes por causa da rotina de trabalho, não temos tempo de estar na unidade de saúde, e quando os serviços chegam até nós é algo que nos deixam bastante alegres”, ressaltou.