Comissão monitora casos de Microcefalia em Aracaju

Saúde
21/12/2015 14h57
Início > Noticias > 67619

Na manhã desta segunda-feira, 21, a Comissão de Monitoramento dos Casos de Microcefalia no Município de Aracaju esteve reunida na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para elaborar metas relacionadas à doença. A comissão reúne membros das Redes de Atenção Primária (Reap), de Urgência e Emergência (REUE) e da Rede de Atenção Especializada (REAE), que estão envolvidas nas Diretorias de Atenção a Saúde (DAS) e de Vigilância em Saúde (DVS), além da Assessoria de Planejamento da SMS, Unidade de Resposta Rápida (URR), e do Programa Municipal de Controle da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. Os encontros acontecem semanalmente com o objetivo de acompanhar os casos de Microcefalia em Aracaju, decorrente da contaminação com o Zika Vírus.

Segundo a técnica em Planejamento da SMS, Milena Coelho, a reunião foi pactuada para acompanhar o processo de trabalho diante da doença. “A relação do Zika Vírus com a Microcefalia é algo recente, e surgem informações e acontecimentos novos a todo instante, então, é preciso que estejamos atentos a qual protocolo adotar, deixando toda Rede de Saúde preparada para uma melhor assistência. Para isso, a comissão envolve diversos setores, desde a notificação até a assistência que será necessária”, relatou.

O coordenador da Rede de Atenção Primária (REAP), Murillo Oliveira, informou ainda, que o processo de encaminhamento para o tratamento na Rede de Atenção Especializada (REAE), seja feito direto na maternidade a criança é acompanhada também pela Unidade de Saúde da Família (USF), do bairro. “Todo o atendimento (vacina, orientações gerais e exames básicos) acontece na USF, normalmente como aconteceria para qualquer outra criança. Agora em relação ao acompanhamento do neurologista e afins, tratamentos com especialistas, acontecem no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca),” destacou.

 

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, essas reuniões são extremamente importantes para direcionar as estratégias. “Este é o espaço que temos para fazer a reavaliação constante das ações, pontuando o que está sendo feito e o que precisa ser alterado”, ressaltou.