Supervisores gerais de Endemias avaliam estratégias de combate ao Aedes

Saúde
23/12/2015 11h43

O Programa Municipal de Controle da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya reuniu na tarde de terça-feira, 22, os supervisores gerais de Endemias. A reunião, que acontece semanalmente, tem o objetivo de reavaliar as estratégias que estão sendo aplicadas durante esse período emergencial de combate ao Aedes.

Segundo a coordenadora do programa, Taíse Cavalcante, estas reuniões fazem parte da rotina normal de trabalho, e aconteciam há cada 15 dias, mas que agora passaram a acontecer semanalmente. “Por estarmos em um período crítico, com relação à proliferação do Aedes aegypti, e as doenças que ele transmite, é necessário que estejamos em constante avaliação das estratégias desenvolvidas. Este é um espaço onde atualizamos nossos profissionais quanto as estatísticas obtidas durante os trabalhos, além de fazermos o alinhamento dos protocolos de serviço”, afirmou.

Para a supervisora geral, Edjeane Scarllet, os encontros contribuem diretamente para um trabalho eficaz realizado em campo. “Aqui é onde conseguimos planejar o trabalho, o que nos traz uma resolutividade maior, fazendo com que alcancemos o nosso maior objetivo que é a redução das doenças transmitidas pelo Aedes, através do combate ao mosquito”, ressaltou.

Durante todo este ano foram realizadas diversas forças tarefas para combate ao Aedes, e mutirões aos finais de semana, reunindo periodicamente cerca de 30 profissionais nos bairros onde aconteciam. A partir deste mês, as ações ganharam força com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e 33 homens do exército.

Levando em consideração o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e o número de pessoas doentes nas localidades, este mês já foram realizados mutirões nos bairros, Santos Dumont, José Conrado de Araújo e Coroa do Meio. O próximo a receber a intervenção, é o bairro 18 do Forte, na próxima terça-feira, 29.