Trabalho de pavimentação alcança todos os bairros em 2015

Obras e Urbanização
29/12/2015 09h30
Início > Noticias > 67672

Aracaju possui uma malha viária asfáltica que chega a ser o dobro de quilômetros das rodovias federais que cortam o território de Sergipe. Isto significa que para manter ruas e avenidas em bom estado de conservação são necessários grandes investimentos conciliados com um trabalho consistente em todos os bairros. A prova do esforço municipal para resolver o envelhecimento de mais de uma década da malha asfáltica foi a criação do Programa Rodando no Macio, uma das mais ousadas medidas de recapeamento de asfalto do Governo Municipal.

Nestes 36 meses de governo do prefeito João Alves Filho, foram recapeados  através do Rodando no Macio mais de 100 km de ruas e avenidas, transformando o estado do pavimento e proporcionando segurança e fluidez no trânsito. 

Durante todo o ano de 2015 o trabalho executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) refletiu em avanços obtidos em termos quali-quantitativos. De toda a malha viária da capital, cerca de 60% é composta de pavimento asfalto, enquanto outros 20% calçamento de paralelepípedos e o restante de outras formas de pavimentação.

As ações de recuperação chegaram a todos os bairros, de acordo com as demandas e critérios técnicos. Alguns possuem praticamente todas as vias públicas cobertas por asfalto a exemplo do Centro e dos bairros 13 de Julho, Atalaia, Pereira Lobo e Santos Dumont, que superam percentuais superiores a 80% de ruas pavimentadas. Nestes locais, como em outras regiões, as ações de recuperação asfáltica em 2015 foram marcantes.  Mês a mês, são atendidas em torno de 350 ruas e 15 bairros, para superar os dez anos de envelhecimento da malha viária.


Zona de Expansão também é contemplada

A Zona de Expansão, uma das maiores áreas territoriais de Aracaju e que ainda apresenta demandas históricas, foi contemplada na atual gestão. No loteamento Aruana, por exemplo,  cerca de 30 ruas foram beneficiadas com pavimentação e saneamento básico através de uma  obra que vai modificar não apenas a paisagem urbana, mas também a vida dos moradores do local.