Prefeito de Aracaju empossa novos conselheiros tutelares

Agência Aracaju de Notícias
08/01/2016 15h17

Na manhã de hoje, 8, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho e o vice-prefeito, José Carlos Machado, empossaram os novos conselheiros tutelares municipais. Os 30 empossados foram eleitos em outubro do ano passado e atuarão durante o quadriênio 2016-2019 em seis distritos. A solenidade de posse foi realizada no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e teve a presença de vereadores e da secretária municipal de Assistência Social, Maria do Carmo Alves.

A escolha dos novos conselheiros foi feita através do voto promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que é vinculado à secretaria da Assistência Social e da Cidadania, e visa garantir os direitos dos menores.

O prefeito de Aracaju reconheceu o trabalho dos conselheiros e garantiu que o órgão terá seu total apoio para que funcione de forma plena. “Os conselheiros tutelares desenvolvem um papel muito importante, principalmente porque zelam por nossas crianças e adolescentes. Estaremos sempre de portas abertas para atender os conselheiros e oferecer o apoio que eles precisam”.

“É responsabilidade do conselheiro também garantir a formação da criança, como por exemplo, acompanhar se estão indo à escola e até mesmo procurarem as famílias para saber as razões pelas quais as mesmas não estejam frequentando a unidade de ensino. Por isso, e por todo seu trabalho, que é de suma importância, os conselheiros devem sempre serem prestigiados”, destacou o prefeito.

A secretária Maria do Carmo Alves enfatizou, durante o discurso, que hoje iniciou-se uma nova fase dos Conselhos Tutelares. “Parabéns aos conselheiros que estão chegando e quero agradecer também aos que estão saindo. Desejo que possamos trabalhar em conjunto e em harmonia. Espero que possamos nos somar em um único projeto”, agradeceu a secretária, se colocando também à disposição para conversar com os conselheiros sempre que acharem necessário.

De acordo com a presidente do Conselho Tutelar, Ana Lúcia Santana, a Prefeitura de Aracaju sempre se colocou à disposição para ajudar o órgão. “Tenho certeza que todo o suporte que a Prefeitura nos dava continuará sendo ofertado, prova disso é que não foi medido esforço para a criação de um sexto distrito na Zona de Expansão de Aracaju, especificamente no bairro Santa Maria, que é uma região onde percebemos a necessidade de haver um conselheiro exclusivo”.

Jadiel Carlos da Silva foi um dos conselheiros empossados e disse que “o maior objetivo de um conselheiro é oferecer uma oportunidade às crianças e aos adolescentes que sofrem com as violações de seus direitos. A Prefeitura contribui bastante com o desenvolvimento do nosso trabalho, nos dando tudo que precisamos”.

Outra conselheira empossada foi Silvânia Santos, conhecida como Silvânia Mãozinha, que é a primeira transexual no país a assumir o cargo de conselheira tutelar.

Presenças

Durante a solenidade de posse dos novos conselheiros estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto, juntamente com os vereadores Daniela Fortes, Valdir Santos, José Américo (Bigode), Dr. Aguinaldo. Anderson de Tuca e Renilson Felix.

A secretária de Governo, Marlene Alves Calumby, e o secretário da Juventude e do esporte, Carlos Eloy, também prestigiara a posse dos novos conselheiros.