Prefeito João Alves prestigia inauguração do Memorial Frei Miguel

Agência Aracaju de Notícias
08/01/2016 20h41

Na tarde desta sexta-feira, 08, aconteceu, inauguração do Memorial Frei Miguel, no convento dos Capuchinhos, no Bairro América. O espaço foi criado para manter viva a história do homem que dedicou a seus dias para cuidar dos menos favorecidos. Diversas autoridades prestigiaram a inauguração do Memorial, entre eles o prefeito de Aracaju, João Alves Filho e o vice José Carlos Machado. Durante a inauguração do Memorial foi feita a entrega de uma estátua do Frei Miguel em bronze. A escultura foi um presente da Prefeitura de Aracaju, porque o Frei Miguel faz parte da história cultural, onde tudo que foi usado pelo Frei durante a sua vida está exposto para visitação.

O Prefeito de Aracaju, João Alves Filho diz que nunca conheceu alguém que tivesse o perfil de santidade como o do Frei Miguel. “Entre os homens que já conheci percebo que não existe um que tenha a história do Frei Miguel. Ele tem um dom de santidade claro. Os seus trabalhos, as suas ações mostram o quanto ele tem e teve essa imensa representatividade para o povo católico. Este monumento já estava pronto e já foi entregue há algum tempo e a igreja esperou o momento adequado para esta inauguração e justa homenagem para este homem santo”, reforça.

Segundo o Vice-prefeito, José Carlos Machado, que foi amigo de Frei Miguel e via nele um dos legítimos representantes de Cristo aqui na terra. "Um verdadeiro representante do catolicismo aqui na cidade de Aracaju, onde ele trabalhou por mais de cinquenta anos . Se ele fosse vivo hoje estaria completando 107 anos e a minha convivência com ele já completaria 40 anos. Eu conheci o Frei quando fui secretário de município e estava circulando a Praça Teófilo Dantas e ofereci uma carona, onde recusou de forma brusca. Depois disso nos tornamos amigos. Tenho profunda admiração por ele e a minha esposa, falecida, via nele um homem santo”, declara.

O Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, lembra dos benefícios que o povo está precisando, através daqueles que Creem, e não é por uma alienação, é por fé. O amor de Jesus Cristo exprime o amor de Deus, que é para todos. “Quando a igreja recebe alguma coisa para passar para a frente, a igreja passa. A gente não pensa em enriquecer para essa terra, a gente pensa em enriquecer com a glória de Deus, a graça de Deus e o espírito de Deus, que nos acompanha aqui e que terá uma plenitude maior além dessa vida que vivemos. No final dos tempos terá a ressurreição da carne realizada por Cristo”, reforça.

Emocionado, Dom José Palmeira Lessa faz questão de destacar : “Me alegro muito com esse centro aqui, que é um serviço para os pobres e necessitados. Além de um serviço cultural, porque isso aqui, também, é cultura. Para muita gente vai conhecer a história e o que tem por trás dela e melhorar o seu interior”, afirma.

Frei Gleizer Campino ressalta que gestão do prefeito João Alves Filho tem sensibilidade com a fé do povo. "Tenho certeza de que toda a comunidade será grata pela iniciativa do prefeito em doar a estátua do Frei Miguel. O empenho foi grandioso para concluirmos esse memorial, uma obra para o povo de Aracaju. Aqui temos a parte religiosa e cultural e creio que teremos mais um espaço de turismo religioso que receberá a nossa cidade e para o nosso estado. Temos lugares como Divina Pastora, São Cristóvão, Laranjeiras e agora o Bairro América será, também, um espaço de visitação com o memorial Frei Miguel”, afirma.