USF Osvaldo Leite registra grande índice de atendimento

Saúde
12/01/2016 13h17

Inaugurada no último dia 15 de dezembro de 2015, a Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Leite, no bairro Santa Maria, funciona com atendimento ampliado para todos os moradores da região, compreendendo, inclusive, os pacientes acolhidos pela USF Elizabeth Pita (que está sendo demolida para reconstrução de uma nova unidade). Desde o momento em que foi entregue à população, a USF Osvaldo Leite vem se tornando uma referência para marcação e realização de consultas clínicas, exames, aplicação de vacinas e aerossol, medição de pressão arterial e glicemia, realização de curativos, atendimento às gestantes (através do Programa Mamãe Coruja), entre outros serviços.

Para um atendimento mais completo, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) construiu a USF Osvaldo Leite, levando em consideração o protocolo de humanização do SUS. “Nosso objetivo é que o local esteja sempre cheio de pacientes e que o fluxo, tanto da Osvaldo Leite quanto da Elizabeth Pita seja constante, porém, prezamos pela qualidade dos nossos serviços. Para tanto, ampliamos a carga horária dos funcionários. Quem antes trabalhava 30h semanais, agora passou para 40h, consequentemente, aumentou o número de profissionais dentro da unidade. Isto vem contribuindo para que a população procure o local e resolva suas necessidades”, explicou o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS, Murilo Oliveira.

O coordenador ainda explicou que os trabalhos realizados dentro da USF Osvaldo Leite servirão de referência para as demais unidades da Rede Municipal de Saúde. “Estamos aplicando o prontuário eletrônico e a agenda eletrônica, o que servirá  de mecanismo para agilizar o processo do paciente dentro da nossa unidade. Esta mesma ideia será implantada para as demais unidades ao longo do ano. A intenção é que o cidadão seja atendido dentro do que prioriza o SUS, com todo o acolhimento necessário e, ao mesmo tempo, mais rápido e de forma eficaz”, pontuou Murilo.

Como funcionam duas unidade dentro de uma mesma estrutura física, a população tem acesso a seis equipes de Saúde da Família. A USF Osvaldo Leite tem uma área total de aproximadamente 760 m², com nove consultórios, salas de vacinas, serviço social, observação, procedimento, centro de material e esterilização, serviço social, três equipes de saúde bucal (atendendo nos novos consultórios), sala de reunião e outros departamentos.

Observação

Normalmente, em todas as Unidades de Saúde da Família, a procura cresce nas primeiras horas de abertura do local, porém, no decorrer do dia, o fluxo vai se normalizando e os pacientes sendo direcionados às suas marcações. “É cultural a procura pela USF logo cedo, ao abrirmos por volta das 7h. Perto das 10h já registramos uma tranquilidade no fluxo e esta calmaria vai continuando ao longo do dia”, explicou o coordenador da Reap.

Em média, a USF Osvaldo Leite vem realizando semanalmente (segundo dados prévios fornecidos pelas equipes que atendem no local):

 

800 atendimentos de enfermagem

600 atendimentos médicos

230 atendimentos odontológicos

 

*Média de atendimentos diários (para casos das salas produtivas)

200 doses de vacinas

100 medições de glicemia

70 coleta de exames em mulheres grávidas (Programa Mamãe Coruja)

60 exames de lâminas

30 atendimentos ginecológicos

30 curativos

20 atendimentos obstetrícios