Teatro João Costa é palco para apresentação de projeto escolar

Cultura
12/01/2016 17h32

Na manhã desta terça-feira, 12, o Teatro João Costa, ambiente que faz parte do Centro Cultural de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, recebeu cerca de 200 estudantes da Escola Estadual Barão de Mauá. O objetivo da visita foi o encerramento do projeto ‘Cortinas Abertas’, desenvolvido pela unidade de ensino por meio da disciplina de artes.    

Segundo a professora e responsável pelo projeto, Joselice Santana, a escolha do local se deu, não somente pela beleza e importância do prédio, mas, principalmente, pela existência do teatro, espaço nunca antes visitado pelos alunos. O projeto que existe há cerca de três anos, era realizado no próprio laboratório da escola.

“Este ano tivemos a oportunidade de estar pela primeira vez em um teatro. Eles estão experimentando o espaço do teatro, com todos os elementos como cortina, som, iluminação tablado e a própria platéia. Antes era um experimento e hoje estamos conferindo o resultado de todas as aulas”, disse.

Adaptada para três regiões diferentes do Brasil, em três épocas distintas, a peça de William Shakespeare, ‘A Megera Domada’, ganhou força, voz e, por meio de atores como Robson Andrade, Marcella Oliveira e Unaldo Batista, arrancou risos de toda a platéia. Alunos do segundo ano do ensino médio, os jovens atores mostraram ao público o que aprenderam nas aulas de artes e, mais que isso, evidenciou o talento que a timidez não permitia que aparecesse.

“Antes eu era muito retraído e isso complicava, não só na minha vida social, como também enquanto estudante, pois me comunicava pouco com os colegas da escola e com os professores. Através das aulas de artes cênicas, me descobri outra pessoa, mais comunicativo e mais alegre também”, falou o jovem Robson de Andrade, que se encantou com toda a estrutura do Teatro João Costa.

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Teatro João Costa tem capacidade para cerca de 100 lugares. No tablado já se apresentaram dezenas de artistas sergipanos e até fora do país, a exemplo da temporada de espetáculos Lusitanos, realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju no mês de dezembro.

Por ser um teatro mais intimista, o João Costa permite que o artista esteja cada vez mais próximo do público, o que influencia diretamente no desempenho e no sucesso da encenação. “Olhar para o público e ver que ele está gostando do que estamos fazendo é bem gratificante”, completou Marcella, parabenizando a Prefeitura por investir em espaços culturais, onde a comunidade possa ter acesso a custo zero.

 

As apresentações do projeto ‘Cortinas Abertas’ seguem até amanhã, 13. Aberta ao público, as encenações acontecem das 9h às 11h.