Programação de férias do NPDOV anima criançada

Funcaju
13/01/2016 09h10
Início > Noticias > 67769

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), preparou uma programação especial para o mês de janeiro, característico por ser o mês das férias escolares. Mais de 25 curtas-metragens infantis já foram exibidos e outros 20 fazem parte da programação desta semana. Os filmes são frutos do edital infanto-juvenil promovido pelo Ministério da Cultura que inclui obras como "Isabel e o Cachorro Flautista", "Alma Carioca - um choro de menino", "O Nordestino e o toque de sua lamparina", "Historietas Assombradas (para crianças malcriadas)" e "Maré Capoeira".

A Sala de Exibição Walmir Almeida, exibiu ontem, 12, o filme Castelo Rá-Tim-Bum. Conhecido por ser uma série da televisão brasileira infanto-juvenil e educativa, a série foi sucesso nos anos 90 sendo produzida e exibida pela TV Cultura. Com entrada gratuita, a sala de exibição é um espaço democrático onde o principal objetivo é disseminar as produções audiovisuais e oportunizar a pessoas como Dona Albina Santos o contato com obra nunca vistas.

"Eu aproveitei as férias da minha neta e a trouxe para conhecer o espaço e o cinema. Essa é a primeira vez que ela entra em uma sala de cinema. A tela gigante, o som que se escuta em todas as partes a deixaram encantada e eu como uma avó coruja já prometi que a trarei outras vezes", disse a costureira.

Jade Moraes, coordenadora do Núcleo, explica que criar essa programação é dar outras opções para os pais que estão com seus filhos em férias. "Fazer uma proposta totalmente diferente para as férias dos pequenos, tirando essa turminha de casa para assistir uma programação nacional, com filmes de qualidades e que são produzidos no Brasil inteiro é o nosso objetivo", contou.

As exibições seguem até o sábado, dia 16, sendo que neste dia a exibição acontece às 10h da manhã. Além de se divertir no cinema, os visitantes mirins podem aproveitar e conhecer os demais espaços do Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). Confira a programação:

Dia 14/01 (quinta-feira) às 15h

Programa: Animações Infanto-juvenis

Leonel Pé-de-vento (15 min; livre)

Dir. Jair Giacomini

Sinopse: Leonel nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado. Quando Mariana se aproxima dele, os dois descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças.

 

Lúmen (4 min; livre)

Dir. Wilian Salvador

Sinopse: Um inventor em crise tem uma ideia que parece ser a solução perfeita para seus problemas.

 

Relacionamentos (5 min; livre)

Dir. Gordeeff

Sinopse: Uma abordagem animada de alguns tipos de relacionamentos. Relacionar-se quase nunca é fácil...

 

A noite do vampiro (6 min; livre)

Dir. Alê Camargo

Sinopse: Um vampiro tenta dormir em sua morada, mas um terrível predador se aproxima.

 

Os olhos do pianista (5 min; livre)

Dir. Frederico Pinto

Sinopse: Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta.

 

 Devoção (11 min; livre)

Dir. Rafael Ferreira

Sinopse: Uma jovem muito devota frequenta uma igreja no interior. Seu rosto está  sempre coberto por um véu, despertando boatos e fantasia de todos na cidade. O sacristão da igreja, muito curioso, decide investigar o mistério em torno da moça e acaba passando pelas maiores confusões para ver seu rosto.

 

Roubada! (4 min; livre)

Dir. Maurício Vidal, Renan de Moraes

Sinopse: Uma divertida e frenética perseguição de uma velhinha de cadeira de rodas e um mal-encarado ladrão de bolsas.

 

 Primeiro movimento (6 min; livre)

Dir. Érica Valle

Sinopse: A busca do equilíbrio em um delicado encontro amoroso.

 

Dia 16/01 (sábado) às 10h

Programa Núcleo de Animações do CTAv

Informística (7 min; 10 anos)

Dir. César Coelho

Sinopse: Um líder espiritual é encarregado de enfrentar e domesticar a máquina através de enigmas e palavras mágicas. Subitamente a máquina sai do seu controle e o destrói, mas uma criança, por curiosidade, arranca o fio da máquina desligando-a. Estabelece-se o caos.

 

 

Instinto animal (6 min; 10 anos)

Dir. Léa Zagury

Sinopse: Um estudo do movimento de alguns animais de um ponto de vista subjetivo, o que leva o espectador a sentir-se na pele de cada um deles (onça, macaco, cobra e gavião).

 

Quando os morcegos se calam (6 min; 10 anos)

Dir. Fábio Lignini

Sinopse: Numa estrada deserta, um homem enfrenta uma terrível tempestade, até chegar a uma casa misteriosa que o aguarda com surpresa.

 

O Músico e o cavalo (5 min;10 anos)

Dir. Telmo Carvalho

Sinopse: Este filme mostra, através do encontro entre um sanfoneiro de rua e um cavalo amestrado de circo, ambos vítimas de situações adversas e difíceis, a amizade e a solidariedade.

 

Em nome da lei (4 min; 10 anos)

Dir. Rodrigo Guimarães

Sinopse: Panorama sobre o autoritarismo e a opressão, através de três personagens que se movimentam em sincronismo com a trilha musical. Realizado com grafite e papel, colorido com aquarela.

 

Noturno (4 min; 10 anos)

Dir. Aida Queiroz

Sinopse: Estudo gráfico de movimentos de um cavalo

 

Viagem de ônibus (6 min; 10 anos)

Dir. Daniel Schorr

Sinopse: Viagem de uma jovem a caminho do trabalho. Cenas do cotidiano urbano do Rio de Janeiro observadas a partir da janela do ônibus que cruza a cidade misturam-se ao sonho na imaginação da jovem.

 

Evoluz (6 min; 10 anos)

Dir. José Rodrigues

Sinopse: Um índio caminhando na praia vê luzes caindo do espaço. Ao cair transformam-se em árvores com frutos luminosos, que oferecem ao índio, que ao come-lo fica "iluminado", com poder de ir a outras galáxias procurar a sua dualidade(índia) e liberta-la da pirâmide da sociedade. Ao liberta-la eles vão a um planeta onde existe várias árvores semelhantes.

 

Presepe (6 min; 10 anos)

Dir. Patrícia Alves Dias

Sinopse: Dois bonecos de mamulengo nordestinos desembarcam numa cidade grande. Sonho ou pesadelo?

 

Tem boi no trilho (6 min; 10 anos)

Dir. Marcos Magalhães

Sinopse: Um bezerro abandona a boiada, atraído pelo trem que passa pelo sertão em seca. O Vaqueiro, ao perseguir o boizinho, acaba levando-o de encontro à locomotiva. O que parecia ser um trágico desastre, porém, cede lugar a um final inesperado.