Colisões em semáforos geram custos elevados para a SMTT

Transporte e Trânsito
13/01/2016 14h48

A Prefeitura Municipal Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vem realizando a substituição de diversas colunas semafóricas danificadas por acidentes de trânsito, pela ação do tempo e, principalmente, por atos de vandalismo. Os danos causados na sinalização semafórica da cidade geram transtornos à mobilidade e custos elevados ao órgão.

Recentemente, colunas semafóricas das Avenidas Heráclito Rollemberg, Rua Alda Mesquita Teixeira e da Avenida Delmiro Gouveia precisaram ser substituídas devido às colisões envolvendo veículos na região. Outras manutenções realizadas nos semáforos são causadas por atos de vandalismo, como o furto da cabeação elétrica do equipamento. Estas ações exigem da Diretoria de Planejamento e Sistemas(DPS) da SMTT, juntamente com a equipe semafórica, um esforço a mais nos reparos na sinalização eletrônica da cidade.

O chefe da equipe semafórica, Flávio Cruz, ressaltou que existe dificuldade na manutenção dos equipamentos. “Estamos com uma grande dificuldade em manter estes equipamentos em funcionamento devido aos atos de vandalismo, principalmente os furtos. Temos sempre que repor as peças que são furtadas, o que nos gera um gasto duplicado. Acidentes de trânsito são os piores, pois, além da questão financeira, prejudica a mobilidade”, contou.

A coordenadora de sinalização da SMTT, Sheila Thereza, explicou como funciona a manutenção do semáforo em casos de acidentes de trânsito. “Nem sempre conseguimos identificar o causador do dano, então, nós temos que, imediatamente, substituir o equipamento para não prejudicar o fluxo de veículos. Quando nossos agentes conseguem identificar o autor da ação, ele é responsável pela compra do novo equipamento”, esclareceu Sheila.

Ela ainda frisou que os custos são elevados para a SMTT. “O conjunto semafórico mais ‘simples’ está custando em torno de 17 mil reais, que corresponde ao conjunto ótico, controlador, braço e a base. É um custo alto e precisamos que os condutores tenham mais prudência”, completou.

Em caso de acidente de trânsito acione os agentes através do Disque Trânsito – 118, e em caso de furto o cidadão deve entrar em contato com a Guarda Municipal – 151 ou Polícia Militar - 190.